Após desembarcarem no sábado, três astronautas darão início à missão de seis meses
Peggy Whitson, astronauta da NASA, Oleg Novitskiy, da agêncial espacial russa Roscosmos, e Tomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), serão lançados ao espaço na próxima quinta-feira, dia 17 de novembro, para uma permanência de seis meses na Estação Espacial Intermacional (ISS, na sigla em inglês).
A tripulação da Expedição 50/51 partirá do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 02h20, já no dia 18 de novembro, segundo horário local. Após a viagem de dois dias, eles serão recebidos na ISS pelo comandante da Expedição 50, Shane Kimbrough, da NASA, e pelos cosmonautas da Roscosmos Sergey Ryzhikov e Andrey Borisenko, que habitam a ISS desde outubro.
Durante sua permanência a bordo do complexo orbital, Peggy Whitson será a primeira mulher a comandar a estação espacial pela segunda vez. A primeira ocorreu em 2007. Whitson tem um diploma avançado em bioquímica e antes de sua seleção como candidata à astronauta em 1996, trabalhou em pesquisas de ciências médicas e postos de supervisão na NASA. A tripulação deve retornar à Terra no segundo trimestre de 2017.
Ernesto Klotzel
Publicado em 15/11/2016, às 13h55 - Atualizado em 16/11/2016, às 11h21
+lidas