Rumo à ISS

Próxima viagem à Estação Espacial Internacional acontecerá nesta quinta-feira

Após desembarcarem no sábado, três astronautas darão início à missão de seis meses


 

Thomas Pesquet, Oleg Novitskiy e Peggy Whitson antes dos exames finais de qualificação no Centro de Treinamento de Cosmonautas Gagarin, na Cidade das Estrelas, Rússia

Peggy Whitson, astronauta da NASA, Oleg Novitskiy, da agêncial espacial russa Roscosmos, e Tomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), serão lançados ao espaço na próxima quinta-feira, dia 17 de novembro, para uma permanência de seis meses na Estação Espacial Intermacional (ISS, na sigla em inglês).

A tripulação da Expedição 50/51 partirá do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 02h20, já no dia 18 de novembro, segundo horário local. Após a viagem de dois dias, eles serão recebidos na ISS pelo comandante da Expedição 50, Shane Kimbrough, da NASA, e pelos cosmonautas da Roscosmos Sergey Ryzhikov e Andrey Borisenko, que habitam a ISS desde outubro.

Durante sua permanência a bordo do complexo orbital, Peggy Whitson será a primeira mulher a comandar a estação espacial pela segunda vez. A primeira ocorreu em 2007. Whitson tem um diploma avançado em bioquímica e antes de sua seleção como candidata à astronauta em 1996, trabalhou em pesquisas de ciências médicas e postos de supervisão na NASA. A tripulação deve retornar à Terra no segundo trimestre de 2017.

Ernesto Klotzel

Publicado em 15 de Novembro de 2016 às 13:55


Notícias NASA ESA ISS Roscosmos