AERO Magazine
Busca

X-66A

Projeto da Boeing e da Nasa recebe apoio de companhias aéreas dos EUA

Companhias aéreas dos EUA participarão com ideias sobre operação e compatibilidade do X-66A


Segundo a Boeing, a aeronave irá emitir 30% menos carbono e irá reduzir o consumo de combustível na mesma proporção - Boeing/Divulgação
Segundo a Boeing, a aeronave irá emitir 30% menos carbono e irá reduzir o consumo de combustível na mesma proporção - Boeing/Divulgação

Cinco companhias aéreas dos Estados Unidos irão apoiar o projeto de um avião sustentável de pesquisa que está sendo desenvolvido pela Boeing e pela agência espacial norte-americana, a Nasa.

O X-66A, segundo os criadores, será uma espécie de mola motriz de uma nova geração de aeronaves de corredor único mais sustentáveis. O fabricante construirá, testará e pilotará uma aeronave demonstradora em escala real com asas extra longas e finas estabilizadas por escoras diagonais, conhecido como um conceito de Asa Trançada Transônica.

Ele testará a configuração da fuselagem Transonic Truss-Braced Wing (Ttbw) e será construído a partir de um MD-90 modificado em uma instalação da Boeing, no estado da Califórnia. É o primeiro avião da Nasa focado na meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na aviação.

A agência espera que o X-66A possa reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 30% em relação à frota doméstica atual de aviões. Sua pintura foi apresentada hoje (25), na EAA AirVenture Oshkosh, evento que acontece esta semana nos Estados Unidos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/07/2023, às 12h39


Mais Notícias