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Em duas partes

NASA levará para Oshkosh o lendário Super Guppy

Super Guppy da NASA é o último em serviço e unidade completou 70 anos desde que fez seu voo de estreia, ainda como um KC-97


Super Guppy é um dos maiores cargueiros do mundo em volume interno disponível - Nasa
Super Guppy é um dos maiores cargueiros do mundo em volume interno disponível - Nasa

A Airventure, a maior feira de aviação do mundo, que ocorre anualmente em Oshkosh, nos Estados Unidos, receberá esse ano um dos mais icônicos e lendários aviões de todos os tempos, o Super Guppy da Nasa.

O cargueiro baseado no Boeing 377, voou pela primeira vez em 1965 e participou de importantes projetos da Nasa, incluindo o Programa Apollo, que levou a humanidade para a Lua. O gigante cargueiro criado pela Aero Spacelines teve duas versões: o Super Guppy, equipado com os motores turboélices Pratt & Whitney T-34-P-7WA, que foram usados nos C-133 Cargomaster, que teve apenas uma unidade produzida; e outros quatro Super Guppy Turbine, equipados com os motores turboélices Allison T56, similares aos dos C-130 Hercules e L-188 Electra.

Após a Nasa aposentar parte da frota, dois aviões foram vendidos para o então recém-criado Consórcio Airbus, que passou a voar com os Super Guppy principalmente e entre suas fábricas na Alemanha e a França. A boa capacidade de transporte e necessidade de ampliar a logística entre suas diversas plantas industriais, levou a Airbus adquirir mais dois aviões, ampliando sua frota para quatro dos cinco Super Guppy existentes. Os cargueiros voaram na Airbus até 1995, quando foram substituídos pelos A300ST Beluga.

Na ocasião, um dos Super Guppy (SN 0004) foi vendido para a Nasa, onde em outubro de 1997, passou a voar com o registro N941NA, sendo atualmente o único do tipo em serviço. Além disso, é também o último Boeing 377 em operação, ainda que tenha sido profundamente modificado em relação ao modelo original.

O N941NA foi convertido a partir de um KC-97 (SN 52-828), que voou pela primeira vez em 1953, por tanto há 70 anos. Na Força Aérea dos Estados Unidos o avião acumulou 8090 horas de voo, antes de ser retirado de serviço. Sua conversão ocorreu apenas em 1983, sendo assim o último dos Super Guppy produzidos.

Quem estiver em Oshkosh poderá ver o lendário Super Guppy entre os dias 24 e 26 de julho, no Boeing Plaza, o principal pátio do Airventure. O avião também levará um sistema de teste em tamanho real da nave espacial Orion, que deverá retomar as viagens para a Lua.

Ver o Super Guppy poderá ser uma rara oportunidade para a maioria dos 400.000 visitantes esperados em Oshkosh este ano. O avião raramente opera em aeroportos civis, voando principalmente entre instalações da Nasa, distante dos olhares do público.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/06/2023, às 16h15


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