AERO Magazine
Busca

Falha no sistema

Problema técnico no controle de tráfego aéreo atrasa voos no Reino Unido

Problema técnico no sistema de tráfego reduziu movimento de aviões no espaço aéreo do Reino Unido


Torre de controle do aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo - NATS
Torre de controle do aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo - NATS

Um problema técnico afetou na manhã de hoje (28), o sistema de controle do tráfego aéreo do Reino Unido, causando atrasos e cancelamentos de voos em toda a Europa.

O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo britânico (NATS) reduziu o fluxo de voos comerciais para manter e garantir a segurança. De acordo com o órgão, a falha afeta a capacidade de processar automaticamente os planos de voos solicitados pelas companhias aéreas, com os dados sendo inseridos manualmente.

"Identificamos e solucionamos o problema técnico que afeta nosso sistema de planejamento de voo esta manhã. Estamos agora a trabalhar em estreita colaboração com as companhias aéreas e os aeroportos para gerir os voos afetados da forma mais eficiente possível", diz a NATS em comunicado.

As restrições afetam aeroportos como Heathrow e Gatwick, em Londres, dois dos mais movimentados do mundo, e impacta também rotas que cruzam o espaço aéreo da Grã-Bretanha.

As companhias aéreas e os aeroportos estão trabalhando em conjunto com a NATS para alertar sobre atrasos e cancelamentos, à medida que as operações sejam normalizadas.

"Nossa prioridade é sempre garantir que todos os voos no Reino Unido permaneçam seguros e lamentamos sinceramente a perturbação que isso está a causar. Entre em contato com sua companhia aérea para obter informações sobre como isso pode afetar seu voo", destaca o órgão responsável pela gestão do tráfego aéreo britânico.

A falha afeta os serviços oferecidos entre o Brasil e Londres, os voos são operados pela British Airways e Latam.

Em resposta a AERO Magazine, a companhia aérea britânica diz que "estamos trabalhando ao máximo para que os clientes cujos voos foram afetados possam voltar a caminho e pedimos desculpas pelo enorme transtorno causado."

E orienta que "qualquer cliente com viagem prevista para hoje ou amanhã, 28 ou 29 de agosto, poderá transferir gratuitamente os seus voos para uma data posterior, mediante disponibilidade."

Já a Latam informa "que não há registros de cancelamentos dos voos de/para Londres nesta segunda-feira."

                                                          Nota atualizada às 15h00 da segunda-feira, 28, com as respostas das aéreas que possuem voos do Brasil para o Reino Unido.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 28/08/2023, às 15h00


Mais Notícias