AERO Magazine
Busca

Aeroporto seguro

Principal aeroporto do Rio de Janeiro renovou o certificado de segurança em saúde

Documento comprova a capacidade do Galeão em cumprir com as atuais normas sanitária em vigor no mundo


Aeroporto do Galeão

Aeroporto do Galeão mantém certificado de segurança sanitária | Foto: Airbus/Divulgação.

O aeroporto internacional do Rio de Janeiro, o RIOgaleão conquistou a renovação do certificado de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Saúde Aeroportuária, em tradução livre).

O programa assegura o cumprimento das medidas de saúde recomendadas e estabelecidas pelas diretrizes do Airports Council International (ACI) e do Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês).

Em 2020, o RIOgaleão conquistou o reconhecimento após um longo processo de avaliação, finalizado após a concessionária ter enviado ao órgão as evidências de cada ação realizada em todas as etapas da jornada do passageiro.

O projeto ganhou destaque após a pandemia de covid-19, que ampliou a necessidade de medidas de segurança sanitária em todas as fases da viagem.

O aeroporto carioca seguiu todas as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. E ainda criou uma estratégia de comunicação, para explicar os processos de segurança aos passageiros; um novo processo de limpeza, que foi reforçada com a instalação de novos dispensers de álcool em gel em locais de fácil acesso do aeroporto, além do uso de produtos hospitalares para a desinfecção de áreas comuns; e por fim, uso de novas tecnologias com equipamentos que permitem criar mapas de calor gerados a partir de sinais da rede wi-fi, tornado possível identificar pontos com aglomeração e possíveis filas de passageiros.

“Estamos muito felizes com mais esta conquista. A ratificação deste importante certificado atesta o nosso compromisso com a segurança de passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária, garantindo a todos uma melhor experiência em nosso aeroporto”, afirma Dimas Salvia, diretor de operações do RIOgaleão.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/01/2022, às 17h00 - Atualizado em 27/01/2022, às 15h10


Mais História