AERO Magazine
Busca

Mais de 50%

Principal aeroporto de Londres terá tarifas 50% mais caras em 2022

Empresas aéreas temem que o reajuste possa comprometer retomada das viagens no curto prazo


Aeroporto de Heathrow

Iata já havia questionado aumentos nos custos de infraestrutura aeroportuária | Foto: Divulgação

O principal aeroporto de Londres terá suas tarifas aeroportuárias reajustadas após revisão das perdas no setor. A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) autorizou que a tarifa paga pelas companhias aéreas pela utilização do aeroporto internacional de Heathrow (LHR) dtenha um aumento de mais de 50% em 2022.

A tarifa atual de £ 19,60 (R$ 148,60) poderá chegar aos £ 30,19 (R$ 228,89) por passageiro. O valor final ainda será definido, já que depende de fatores diversos, porém, é certo que ele será repassado aos passageiros no valor final da tarifas cobrada pelas empresas aéreas.

Segundo a CAA o reajuste "reflete a incerteza da recuperação dos volumes de passageiros no aeroporto a partir da pandemia, particularmente após o surgimento de novas informações sobre a variante Ômicron”. O Reino Unido mantém elevada preocupação com relação aos avanços da pandemia em todos os países da Grã Bretanha.

Em outubro a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) questionou o aumento bilionário dos custos de infraestrutura aeroportuária, incluindo as tarifas dos aeroportos. O órgão já previa aumentos estratosféricos se as propostas já apresentadas pelos aeroportos e pelos provedores de serviços fossem concedidas.

Por outro lado, os aeroportos ao redor do mundo afirmam que a drástica redução das viagens causou perdas bilionárias ao setor. Entre os problemas apontados é que enquanto as empresas aéreas puderam reduzir a frota, estocar aviões e retirar de operação modelos e sistemas pouco rentáveis em casos de crise, os aeroportos não puderam, por razões óbvias, sua infraestrutura. A manutenção de todo sítio aeroportuário continuou sendo feita mesmo sem o uso por parte dos passageiros.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 17/12/2021, às 10h10 - Atualizado às 15h02


Mais Notícias