AERO Magazine
Busca

Em Londres

Principal aeroporto britânico espera recuperação da covid só em 2026

Aeroporto de Heathrow só recuperou 28% dos níveis pré-pandemia


Aeroporto de Heathrow

Heathrow perdeu o trono de aeroporto mais movimentado da Europa e acumula prejuízos - Foto: Divulgação

O aeroporto internacional de Heathrow (LHR), o principal de Londres e do Reino Unido, recuperou apenas 28% do número de passageiros no terceiro trimestre deste ano em comparação aos níveis pré-pandemia, o que se contrasta com o transporte de cargas, que atingiu 90% deste nível, segundo dados divulgados pela Heathrow Airport Holdings, na última semana.

Foi o primeiro trimestre completo de crescimento de passageiros desde 2019, estimulado pela redução das restrições de viagens, porém, a concessionária acredita que a operacionalidade com números integralmente no azul aconteça apenas em 2026, já que as perdas financeiras persistem desde o início da crise.

Até o início de 2020, LHR era o aeroporto mais movimentado da Europa, perdendo o trono para o internacional Charles de Gaulle (CDG), em Paris. Na tentativa de amenizar os prejuízos, as tarifas aplicadas às companhias aéreas que operam ali foram reajustadas, contrariando orientação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que criticou duramente esta atitude, recentemente.

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) reagiu e afirmou que não permitirá que Heathrow aumente taxas indiscriminadamente, visando apenas fazer com que seus investidores voltem a ter retorno financeiro 'justo' para eles, o que é defendido pela concessionária.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 02/11/2021, às 09h35 - Atualizado às 09h46


Mais Notícias