Aeroporto de Heathrow só recuperou 28% dos níveis pré-pandemia
Heathrow perdeu o trono de aeroporto mais movimentado da Europa e acumula prejuízos - Foto: Divulgação
O aeroporto internacional de Heathrow (LHR), o principal de Londres e do Reino Unido, recuperou apenas 28% do número de passageiros no terceiro trimestre deste ano em comparação aos níveis pré-pandemia, o que se contrasta com o transporte de cargas, que atingiu 90% deste nível, segundo dados divulgados pela Heathrow Airport Holdings, na última semana.
Foi o primeiro trimestre completo de crescimento de passageiros desde 2019, estimulado pela redução das restrições de viagens, porém, a concessionária acredita que a operacionalidade com números integralmente no azul aconteça apenas em 2026, já que as perdas financeiras persistem desde o início da crise.
Com a volta dos internacionais, Gol vai ofertar 460 voos diários em novembro
Até o início de 2020, LHR era o aeroporto mais movimentado da Europa, perdendo o trono para o internacional Charles de Gaulle (CDG), em Paris. Na tentativa de amenizar os prejuízos, as tarifas aplicadas às companhias aéreas que operam ali foram reajustadas, contrariando orientação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que criticou duramente esta atitude, recentemente.
A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) reagiu e afirmou que não permitirá que Heathrow aumente taxas indiscriminadamente, visando apenas fazer com que seus investidores voltem a ter retorno financeiro 'justo' para eles, o que é defendido pela concessionária.
Marcel Cardoso
Publicado em 02/11/2021, às 09h35 - Atualizado às 09h46
+lidas