AERO Magazine
Busca

Caças chegando

Primeiros caças Gripen serão recebidos oficialmente na Suécia

Comandante da FAB vai receber as quatro primeiras unidades do novo caça brasileiro


Primeiro exemplar do F-39E se encontra em Gavião Peixoto (SP), realizando testes para obter a certificação final | Foto: FAB

O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Carlos Baptista Jr, está na Suécia para receber oficialmente os quatro primeiros Gripen  F-39E construídos em série. 

Após a cerimônia oficial de recebimento, duas das quatro unidades deverão ser enviadas ao Brasil, por via marítima, até o fim do ano. As duas seguintes devem ser enviadas ao país no primeiro semestre de 2022.

O Brasil recebeu, em setembro de 2020, o primeiro caça F-39, de um total de 36 encomendados. A aeronave se encontra na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, cumprindo os requisitos necessários para obter a certificação final.

Recentemente a fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil, também em São Bernardo do Campo, iniciou a montagem do caixão das asas do caça, com cinco seguimentos em produção.

Desde o início do contrato de venda das 36 unidades do Gripen F-39 E/F, pilotos, técnicos e engenheiros brasileiros estão na Suécia para aprender mais sobre o futuro caça da FAB.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 23/11/2021, às 15h30 - Atualizado às 17h48


Mais Notícias