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O widebody mais popular da Airbus

Primeiro voo do Airbus A330 completou 30 anos

Primeiro voo do Airbus A330 completou 30 anos e é operado atualmente por mais de 100 companhias aéreas


O A330 tinha a missão de 'suceder' dois aviões da rival Boeing que estavam em declínio - Airbus/Divulgação
O A330 tinha a missão de 'suceder' dois aviões da rival Boeing que estavam em declínio - Airbus/Divulgação

Há 30 anos, em 2 de novembro de 1992, o Airbus A330 fazia o seu primeiro voo.

O modelo de fuselagem larga foi concebido em meados da década de 1970 como um dos vários derivados do A300, o primeiro avião comercial do fabricante europeu, cujo primeiro voo completou meio século, recentemente. A produção do jato bimotor aconteceu em paralelo com o quadrimotor A340.

A expectativa, à época, era que o A330 substituísse dois aviões que estavam em declínio, o Boeing 707 e o Douglas DC-8, além de fazer concorrência direta com o McDonnell Douglas DC-10 e com o Lockheed L1011 Tristar, especialmente em matéria de economia de combustível.

Com capacidade para receber até 277 passageiros, dependendo das primeiras variantes lançadas (-200 e -300), o modelo também foi o primeiro da Airbus a fornecer três diferentes tipos de motores: o General Electric CF6, o Pratt & Whitney PW4000 e o Rolls-Royce Trent 700.

No Brasil, o Airbus A330 foi operado pela extinta TAM Linhas Aéreas, que voou com até 23 aviões entre 1998 e 2016. Eles foram descontinuados depois da fusão com a LAN Chile, originando a Latam Airlines. A também extinta Avianca Brasil operou seis aeronaves entre 2014 até o fim de suas atividades, em 2019.

Atualmente, a Azul Linhas Aéreas é a única companhia aérea que utiliza o modelo no país, com 11 unidades das variantes -200 e -900neo.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/11/2022, às 08h28


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