Joby Aviation iniciou a construção do primeiro vertiporto para os futuros eVTOL em Dubai
A Joby Aviation anunciou na última terça-feira (12), o início da construção do primeiro vertiporto no aeroporto internacional de Dubai, em parceria com autoridades locais de mobilidade urbana e da empresa de infraestrutura Skyports.
Este será o primeiro de quatro terminais planejados na rede de táxis aéreos (eVTOL) do fabricante em na cidade, com inauguração prevista para o final de 2025. Os outros três vertiportos serão desenvolvidos em Palm Jumeirah, Downtown Dubai e Dubai Marina. Um contrato assinado em fevereiro, garante a exclusividade no mercado local de táxis aéreos à Joby por seis anos.
“Nossa rede de táxis aéreos em Dubai oferecerá aos turistas e residentes a oportunidade de experimentar uma forma revolucionária de transporte, com deslocamento mais rápido entre destinos importantes e vistas do horizonte da cidade”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.
View this post on Instagram
Com foco na integração ao sistema de transporte multimodal de Dubai, o vertiporto oferecerá conexões diretas com a estação Emirates do metrô, o aeroporto internacional (DXB), áreas de estacionamento e outras opções de transporte terrestre. A estrutura de três andares, com 3.100 metros quadrados, visa facilitar a circulação de passageiros.
A instalação incluirá duas áreas de decolagem e pouso, equipadas com o Sistema de Carregamento Global de Aviação Elétrica (Geacs), desenvolvido pelo fabricante. Esse sistema permite o carregamento rápido e condicionamento dos veículos entre os voos, otimizando o tempo de operação.
O modelo de táxi aéreo elétrico da Joby é projetado para transportar um piloto e quatro passageiros, atingindo velocidades de até 322 km/h, com operação silenciosa em comparação a helicópteros e zero emissões de carbono durante o uso.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/11/2024, às 09h23
+lidas