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Primeiro B-52 chega à Boeing para ganhar novo radar

Boeing modernizará frota dos bombardeiros B-52 com novos sistemas e motores. A USAF planeja concluir o processo até o final da década


EUA emprega atualmente três modelos de bombardeiros estratégicos - USAF
EUA emprega atualmente três modelos de bombardeiros estratégicos - USAF

O primeiro bombardeiro B-52H foi entregue para a Boeing para a instalação do novo radar AESA, que faz parte do pacote de modernização da futura versão "J", que incluirá em breve também novos motores. Os trabalhos serão realizados pela Boeing San Antonio, no Texas, que fará uma ampla atualização nos sistemas de radar e eletrônica do bombardeiro.

“O AESA substituirá a tecnologia de radar dos anos 1960 e aumentará consideravelmente as capacidades de navegação e direcionamento do B-52 em áreas de maior ameaça", publicou a USAF.

O B-52 será equipado com o radar AESA APG-79B4, que fornecerá maior consciência situacional, capacidade de navegação e direcionamento, além de poder receber atualizações por software. O custo estimado para a modernização é de aproximadamente US$ 2,8 bilhões, para toda a frota.

A USAF irá modernizar os atuais B-52H em serviço e que cumprem missões desde a década de 1960. Entre as atualizações previstas estão sistemas eletrônicos, incluindo os radares, e novos motores.

Os motores serão os Rolls-Royce F-130, derivados dos BR710, que são usados nos Gulfstream Gv, Boeing 717, entre outros, e que vão substituir os atuais Pratt & Whitney TF-33.

Com a completa atualização prevista para ocorrer até o final da década, o avião ganhará a nova designação B-52J. Se tudo ocorrer como planejado, a aviação de bombardeiros dos Estados Unidos será baseada em apenas dois aviões, os B-52J e o novo B-21 Rider, uma aeronave furtiva com o que há de mais atual em tecnologia.

A expectativa é que os B-52 sigam em serviço ao menos até 2040, podendo estender sua vida operacional por mais uma década. 

Por André Magalhães
Publicado em 07/06/2023, às 13h00


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