AERO Magazine

Pronto para briga

Primeiro A220 destinado aos Estados Unidos sai do hangar

Delta Air Lines deverá iniciar as operações com novo modelo no próximo ano

Por Edmundo Ubiratan em 14 de Setembro de 2018 às 16:00

O primeiro Airbus A220-100 da Delta Air Lines deixou hoje a linha de montagem final na planta de Mirabel, no Canadá. O avião deverá ser entregue a empresa norte-americana nas próximas semanas, iniciando assim sua carreira no cobiçado mercado de aviação dos Estados Unidos.

O avião agora vai realizar uma série de ensaios antes de ser entregue a Delta Air Lines, que se tornou o primeiro cliente do A220 na América do Norte. O primeiro A220-100 da Delta deve entrar em serviço no início de 2019.

O programa Airbus A220 surgiu após o consórcio europeu adquirir o projeto CSeries da Bombardier. O objetivo da Airbus é oferecer um modelo competitivo no mercado abaixo do A320neo e imediatamente acima do ATR72. Com isso, os europeus se tornam o único fabricante de aviões comerciais a oferecer uma gama de produtos entre 50 e 550 assentos. A estratégia levou a Boeing e Embraer estudarem um modelo de negócios similar ao adotado pela Airbus e Bombardier, com a mudança no controle acionário na divisão de aviação comercial.

O ingresso do A220 no mercado de aviação regular dos Estados Unidos representa um importante marcado ao programa, que foi desenvolvido justamente para atender a demanda das empresas aéreas regionais norte-americanas. O projeto, até então CSeries, era uma resposta da Bombardier aos brasileiros E-Jet e uma aposta no mercado pouco explorado pela Airbus e Boeing, na faixa de até 150 assentos. Em meados dos anos 2000, os Airbus A318 e Boeing 717 e 737-600 patinavam nas vendas, enquanto a família E-Jet tinha apenas no E175 foco no mercado dos Estados Unidos. A possiblidade de atender tanto ao mercado regional, restrito aos 70 assentos, quanto o doméstico na faixa de até 150 lugares, se mostrou promissora. Todavia, uma série de atrasos e dificuldades no programa CSeries levou o programa a enfrenta a resistência de potenciais operadores. Além disso, a Casa Branca aceitou a denuncia de financiamento irregular por parte do governo canadense a Bombardier, sobretaxando o avião em mais de 220%. A inviabilidade comercial levou a negociação do CSeries com a Airbus, que espera ampliar o leque de potenciais clientes no curto prazo.

Uma das estratégias para conquistar as empresas aéreas regionais norte-americanas está a produção do A220 na unidade da Airbus no Alabama, onde são produzidos os modelos da família A320 destinados aos Estados Unidos.

A estreia do A220-100 na Delta Air Lines pode significar uma reviravolta na aviação regional, abrindo oportunidade para renovação de grande parte da frota nos Estados Unidos e possivelmente barrando as pretensões de competidores menores, como o caso do ítalo-russo Superjet e do japonês MRJ.

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