Encomenda do P180 Avanti Evo foi considerada 'um marco simbólico e industrial'
"Um marco simbólico e industrial". É assim que a Piaggio Aerospace vê sua primeira encomenda dos Estados Unidos. No momento em que a fabricante italiana procura incrementar suas atividades militares depois de vários anos de vendas irregulares no mercado civil e três anos do colápso de seu maior cliente nos EUA (Avantair), uma negociação envolveu as cinco versões mais recentes do bimotor turboélice pusher.
Em anuncio oficial, a Piaggio afirmou que o contrato com a West Coast Aviation Services, operador charter e de compartilhamento, inclui mais quatro opções durante a NBAA. A primeira aeronave, mostrada na maior feira de aviação executiva do mundo, será entregue ao cliente, baseado em Orange County, Califórnia; e as demais entregas ficarão para o último trimestre do próximo ano.
Atualmente, os EUA abrigam cerca de metade da frota Piaggio. Há algum tempo, a Avantair chegou a operar mais de 50 Avanti e tinha encomendas de mais 40 aeronaves. A Piaggio pertence à Mubadala de Abu Dhabi, que investiu pesado em uma nova fábrica em Villanova D’Álbenga, no noroeste da Itália. Juntas, as linhas de produção para produtos comerciais e militares são capazes de produzir 60 aeronaves por ano.
Ernesto Klotzel
Publicado em 15/11/2016, às 14h09 - Atualizado em 16/11/2016, às 11h38
+lidas