Em possível violação de sanções empresas russas e do Belarus poderiam estar importando pneus de avião via Polônia
As autoridades aduaneiras da Polônia apreenderam cinco toneladas de pneus que seriam utilizados em aeronaves da Boeing operadas pela Rússia. O transporte pode configurar violação das sanções impostas pela União Europeia a Moscou desde 2022.
A carga foi interceptada durante uma inspeção de rotina em Koroszczyn, na fronteira com Belarus. Segundo a emissora estatal TVP, a documentação declarava os itens como pneus para caminhões e ônibus. Após verificação detalhada, os agentes constataram que se tratava de peças específicas para aviação.
Segundo a Administração Nacional de Ingressos da Polônia (KAS), o remetente da carga é uma empresa sediada na Espanha, enquanto o destinatário está registrado no Azerbaijão. O trajeto previsto incluía trânsito por Belarus e Rússia, ambos países submetidos a sanções ampliadas pela União Europeia e aliados ocidentais desde a invasão da Ucrânia em 2022.
Udaremniliśmy próbę obejścia unijnych sankcji.@KAS_Lublin wykryła, że kierowca ciężarówki skontrolowanej w Koroszczynie przewozi opony stosowane w samolotach cywilnych Boeing. W deklaracji były podane opony do autobusów i ciężarówek.https://t.co/2ZKTtfxJqF
— Krajowa Adm. Skarbowa (@KAS_GOV_PL) May 19, 2025
Em comunicado divulgado pela TVP, a KAS informou que os produtos foram retidos e que foi iniciado um processo penal fiscal por fraude aduaneira. As autoridades polonesas alertaram para o uso crescente de táticas de ocultação de carga sensível, como a rotulagem fraudulenta e o uso de rotas indiretas, para burlar restrições comerciais impostas ao governo russo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/05/2025, às 09h38
+lidas