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Abastecido com querosene

Piper PA-44 Seminole poderá ganhar motor diesel

Piper Aircraft e DeltaHawk Engines fecham acordo para desenvolver motores diesel nos PA-44 Seminole


Com a parceria, bimotor poderá receber novos propulsores movidos a diesel - Divulgação Piper
Com a parceria, bimotor poderá receber novos propulsores movidos a diesel - Divulgação Piper

A Piper Aircraft e a DeltaHawk Engines assinaram na terça-feira (9), um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) para a uso dos de motores a diesel nos PA-44 Seminole.

O acordo prevê a capacidade de converter os atuais Seminole para uso de novos motores ciclo diesel através de um Certificado de Tipo Suplementar (STC). O projeto ainda poderá incluir aeronaves novas de fábrica, ampliando a oferta de aeronaves a pistão que podem ser abastecidas com querosene de aviação (QAV).

O MoU implicará em um compromisso entre as duas empresas na exploração de soluções alternativas de propulsão para oferecer maior eficiência, desempenho e sustentabilidade na aviação geral.

A DeltaHawk Engines é um fabricante de motores de pistão para aviação e de sistemas de energia. Com sede em Racine, no estado de Wisconsin, a empresa já obteve várias patentes para seus projetos de motores aeronáuticos.

“Estamos entusiasmados em colaborar com a Piper Aircraft neste projeto emocionante. Nossa tecnologia de motor Diesel foi desenvolvida para atender às crescentes necessidades da indústria da aviação e vemos um enorme potencial em integrá-la ao PA-44 Seminole da Piper. Esta parceria sublinha o nosso compromisso em impulsionar a inovação e a sustentabilidade na aviação”, disse Christopher Ruud, CEO da DeltaHawk.

Nos últimos anos diversos fabricantes de aviões leves passaram a avaliar o uso de motores ciclo diesel em seus projetos, visando reduzir os custos operacionais e também as emissões de poluentes.

Por Micael Rocha
Publicado em 11/04/2024, às 13h00


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