AERO Magazine
Busca

Virtual, mas sustentável

Pintura de aeronaves pode ser feita usando realidade virtual

Uma solução utilizando realidade virtual simula o processo real de pintura de uma aeronave


Revestimentos desenvolvidos pela AkzoNobel foram usados no avião da Gol com temática do Chico Bento, apresentado em junho - @alisson.aviation/Via AkzoNobel
Revestimentos desenvolvidos pela AkzoNobel foram usados no avião da Gol com temática do Chico Bento, apresentado em junho - @alisson.aviation/Via AkzoNobel

Uma solução que simula o processo real de pintura de uma aeronave por meio da tecnologia de realidade virtual foi apresentada ontem (29), em um evento realizado na Grande São Paulo.

O Aerofleet Training+ VR foi desenvolvido pela AkzoNobel, em parceria com a VirtualPaint Products, e é uma ferramenta que está atrelada a todo um pacote de formação de pintura em realidade virtual para clientes. O treinamento permite que os participantes pratiquem sem os riscos e custos associados ao treinamento tradicional com tinta.

RV na pintura
Foto: AkzoNobel


Para realizar o treinamento em segurança, é necessário um ambiente de cerca de 3m x 3m livre de obstruções. A ferramenta conta com duas opções de equipamento acondicionado numa mala para ser transportado com facilidade.

"Muitas vezes, os aviões são repintados enquanto o revestimento ainda tem vida útil. A utilização do nosso serviço reduz os custos e aumenta a disponibilidade dos aviões até um ano. Com o tempo, a frequência com que os aviões têm de ser repintados diminuirá", disse Marcelo Fassina, gerente de Vendas Aerospace da AkzoNobel para a América Latina.

Segundo a empresa, fabricantes de aeronaves, empresas terceirizadas de reparos e manutenção, cursos técnicos e instituições de formação, e até mesmo companhias aéreas que realizam a própria manutenção de pintura podem se beneficiar do sistema, especialmente com a atual escassez de mão-de-obra qualificada em toda a indústria.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/07/2024, às 08h50


Mais Notícias