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No Chile e nos Estados Unidos

Pilotos da Latam e da Delta aprovaram greve

Pilotos da Latam e da Delta aprovaram greve para exigirem melhores contratos de trabalho


Pilotos exigem novos contratos de trabalho que atendam a realidade das companhias aéreas - Divulgação
Pilotos exigem novos contratos de trabalho que atendam a realidade das companhias aéreas - Divulgação

Pilotos da matriz chilena da Latam Airlines e da Delta Air Lines, nos Estados Unidos, aprovaram greves por melhores salários e condições de trabalho, após as companhias aéreas acumularem resultados financeiros positivos nos últimos meses.

O anúncio não significa paralisações imediatas, mas permite que os corpos diretivos dos sindicatos convoquem greves, se necessário. Em ambos os países, os profissionais exigem novos contratos de trabalho que atendam a realidade de cada uma das empresas. 

No Chile, o movimento ocorre em um momento em que o grupo está na iminência de anunciar a saída do chamado ‘Capítulo 11’, o equivalente a uma recuperação judicial. “Lamentavelmente, o que está acontecendo no Chile está longe de ser único. Na verdade, é um padrão muito típico: os trabalhadores se sacrificam para ajudar suas empresas em tempos de angústia, apenas para serem ignorados quando a crise passa”, segundo o presidente da Allied Pilots Association (APA), Ed Sicher.

Já nos Estados Unidos, o movimento ocorre dias depois que a Delta Air Lines divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre, reportando lucro líquido de US$ 966 milhões (R$ 5 bilhões). “Hoje, os quase 15 mil pilotos da Delta enviaram uma mensagem clara à administração de que estamos dispostos a ir longe para garantir um contrato que reflita o valor que trazemos para a Delta Air Lines como líderes de linha de frente e stakeholders de longo prazo”, diz Jason Ambrosi, que lidera o Master Executive Council (MEC) dos pilotos da companhia.

O que dizem as companhias aéreas

Em nota, a Delta Air Lines informou que "esse voto de autorização não afetará nossa operação para nossos clientes. O objetivo declarado da Alpa com a votação é simplesmente obter alavancagem em nossas negociações de contrato com os pilotos, que continuam a progredir sob o processo normal estabelecido pela Lei do Trabalho Ferroviário e em parceria com o Conselho Nacional de Mediação. De acordo com essa lei federal, há muitas etapas restantes no processo e muitas oportunidades para negociações colaborativas antes que uma greve seja considerada. A Delta e a Alpa fizeram progressos significativos nas negociações e temos apenas algumas partes do contrato para resolver. Estamos confiantes de que as partes chegarão a um acordo justo e equitativo, como sempre fizemos em negociações anteriores”.

Na quinta-feira (3), a Latam fez a seguinte declaração: "A Latam esclarece que há um processo de mediação em curso e que não fará mais comentários sobre o tema no momento."

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/11/2022, às 08h40 - Atualizado em 03/11/2022, às 16h40


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