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Avanço de etapas

Pilotos da FAB concluem curso do Gripen na Suécia

Os quatro pilotos da FAB realizarão voos no F-39E Gripen no Brasil, seguindo os requisitos na formação no avião de combate


Desde 2014, 17 pilotos da FAB realizam o curso de formação no Gripen na Suécia - SAAB
Desde 2014, 17 pilotos da FAB realizam o curso de formação no Gripen na Suécia - SAAB

Em junho, os últimos pilotos da Força Aérea Brasileira concluíram na Suécia a primeira parte do curso operacional do caça no caça Gripen. A segunda etapa envolverá a formação no F-39 e será feita no Brasil.

Denominado como Delta Conversion Training, o curso incluiu voos e treinamento em simuladores realizados na base aérea F7 em Såtenäs, região oeste da Suécia.

Os quatro pilotos brasileiros voaram no Gripen JAS 39D, do Esquadrão Phoenix da força aérea sueca. Embora o modelo seja uma versão anterior ao Gripen E adquirido pelo Brasil, o modelo conta com basicamente as mesmas características operacionais e de voo do modelo mais recente, permitindo assim uma transição durante a instrução.

O curso foi dividido em duas etapas: A primeira durou aproximadamente onze semanas e totalizou cinquenta voos por piloto, com foco na operação básica do avião durante o dia e a noite.

A segunda etapa deve uma duração de nove semanas e cerca de 25 voos. Nesta parte da formação, foram ministradas missões de combate ar-ar, incluindo o uso de mísseis, canhões e demais sistemas do Gripen.

Gripen D
Apesar das diferenças tecnológicas entre o Gripen E e o Gripen D, o caça permite a instrução de novos pilotos

"Os pilotos brasileiros são altamente treinados e vêm para cá com ampla experiência operacional, tanto das unidades F-5M quanto AMX e aprenderam rapidamente sobre a operação, configuração e voo do Gripen", disse Richard Carlqvist, major e comandante do Esquadrão Phoenix.

Formação no Brasil

A formação no novo caça F-39 ainda está em andamento e será continuada no Brasil, nas instalações de instrução de voo da base aérea de Anápolis, em Goiás.

A unidade aérea já conta com seis caças F-39E e dois simuladores de voo. Além disso, os novos aviadores receberão apoio de pilotos brasileiros já operacionais no caça, bem como os própria Suécia.

Piloto FAB Gripen
Formação envove bastante o uso de modernos simuladores de voo - SAAB

"Os cursos serão realizados no âmbito do 1ºGDA e ministrados por pilotos suecos selecionados que permanecerão na base aérea de Anápolis como instrutores de voo. Eles trabalham em conjunto com os pilotos brasileiros na conversão e implantação operacional da aeronave", disse Gustavo de Oliveira Pascotto, tenente-coronel do 1º GDA e piloto já formado no F-39E. 

A aquisição dos caças não ficou restrita apenas ao avião, incluindo toda uma cadeia de demandas de formação de pessoal e suporte técnico. Na parte operacional, dezesete pilotos da FAB foram enviados ao Gripen Center da Asa (F7).

Os primeiros que receberem instrução no Gripen D foram os aviadores Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Lincoln Santos Fórneas, ainda em 2014. Além destes, também passou pelo curso, Cristiano de Oliveira, hoje tenente-coronel e piloto de testes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que foi ainda o primeiro brasileiro a voar no Gripen E.

Por André Magalhães
Publicado em 12/07/2023, às 09h50


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