AERO Magazine
Busca

Flexibilidade e performance

Pilatus PC-12 atinge a histórica marca de 1.800 aeronaves entregues

Modelo se destaca no segmento de monoturbo-hélices por sua flexibilidade e desempenho


Pilatus PC-12NGX

PC-12 NGX é a mais recente evolução da família PC-12

A Pilatus realizou a entrega do PC-12 de número 1.800, atingindo uma marca histórica no segmento de monoturbo-hélices de negócios.

O PC-12 NGX número de série 2.070 foi entregue para Divine Flavor LLC, uma empresa com sede em Nogales, Arizona, especializada na produção de vinhos. O modelo se destaca sobretudo em uso corporativo e táxi-aéreo, oferecendo capacidade de operar em aeroportos limitados e bom espaço interno, aliado com flexibilidade operacional.

O PC-12 NGX é a terceira geração do PC-12, tendo sido apresentado pela primeira vez NBAA-BACE 2019, que aconteceu em Las Vegas. Aliás, foi a última edição do tradicional evento de aviação de negócios, meses antes da escalada da crise sanitária no mundo.

O PC-12 NGX novo modelo utiliza o motor PT6E-67XP da Pratt & Whitney Canada, que apresenta um sistema de hélice eletrônico e controle de motor, incluindo FADEC (Full Authority Digital Engine Control), o que o torna o único do segmento com tal recurso. Além disso, o novo modo de baixa velocidade da hélice resulta em uma redução significativa no ruído da cabine para maior conforto do passageiro. O novo motor aliado a melhorias pontuais na aerodinâmica permitiram uma velocidade máxima de cruzeiro de 290 KTAS (537 km/h).

A frota do PC-12 já acumulou mais de 8 milhões de horas de voo operacional, incluindo horas acumuladas em alguns dos ambientes mais hostis do mundo.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/05/2021, às 15h00 - Atualizado às 16h56


Mais Notícias