AERO Magazine
Busca

Bestseller

Pilatus entrega o PC-12 de número 2.000

Marca de 2.000 entregas foi obtida pela Pilatus menos de 30 anos após a certificação do PC-12


PC-12 recentemente atingiu também a marca de 10 milhões de horas voadas - Pilatus
PC-12 recentemente atingiu também a marca de 10 milhões de horas voadas - Pilatus

A Pilatus entregou o PC-12 de número 2.000, atingindo uma importante marca menos de trinta anos após a certificação, e mantendo a liderança no segmento de monoturboélices de negócios.

A aeronave de número 2000 foi receida pela PlaneSense, um cliente de longa data da família PC-12 e com sede nos Estados Unidos. A Pilatus realizou uma cerimonia especial em sua fábrica, em Stans, na Suíça, para celebrar a conquista.

Recentemente a família PC-12 atingiu marca de 10 milhões de horas voadas, fato considerado um dos mais relevantes na história do fabricante suíço, que desde meados dos anos 1990 passou a investir no segmento da aviação de negócios, em complemento a sua gama de produtos especiais, como o então PC-6, um avião com capacidade de decolagem e pouso curto (STOL, na sigla em inglês) e a família de turboélices de treinamento.

Desde 1995, PlaneSense se especializou em propriedade fracionada de aeronaves e opera atualmente com um total de 43 unidades do PC-12 e onze PC-24.

“Estamos honrados em receber o 2.000º PC-12. Recebemos nosso primeiro PC-12, o vigésimo construído, em 1995. Esta aeronave única constitui a espinha dorsal de nossa operação e tem sido uma parte importante do sucesso do programa PlaneSense”, comentou George Antoniadis, fundador, presidente e CEO da PlaneSense. “Nossa parceria com a Pilatus tem sido incrivelmente valiosa e esperamos expandi-la ainda mais nos próximos anos”.

O PC-12 mantém há quase três décadas boa aceitação entre operadores dos Estados Unidos, se beneficiando da sua ampla cabine, elevado desempenho e baixos custos operacionais. O PC-12 NGX é a versão mais atual do modelo, apresentada em 2019, durante a NBAA-BACE.

“O PlaneSense é uma parte importante da história do PC-12”, disse Markus Bucher, CEO da Pilatus. “Hoje, estou muito orgulhoso por eu e minha equipe podermos entregar o 2.000º PC-12 ao nosso cliente excepcionalmente leal e fiel”.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/05/2023, às 15h51


Mais Notícias