AERO Magazine
Busca

Aeroporto

Aeroporto na Arábia Saudita terá sistema automatizado de bagagens da Leonardo

Leonardo fornecerá sistema automatizado de bagagens para a expansão do Terminal 2 do aeroporto de Medina, na Arábia Saudita


sistema de bagagem automatizado
Sistema MBHS Cross-belt Sorter tem início da instalação previsto para janeiro de 2027 - Leonardo

A Leonardo anunciou nesta terça-feira (15), que fornecerá o sistema de automação de bagagens para a expansão do Terminal 2 do aeroporto internacional de Medina, na Arábia Saudita.

Feito em parceria com a MAFA Co. Ltd. e a Beltcon, o projeto marcará a primeira instalação no país do MBHS Cross-belt Sorter, tecnologia de triagem automatizada de bagagens desenvolvida pelo fabricante.

O aeroporto de Medina recebe atualmente cerca de oito milhões de passageiros por ano. A ampliação do terminal foi projetada para acompanhar o crescimento previsto da demanda aérea na região.

Sistema de triagem

O núcleo da solução será o equipamento destinado à separação e ao direcionamento automatizado de bagagens. A Leonardo também fornecerá o Sort Allocation Computer (SAC), responsável pelo gerenciamento inteligente das rotas das bagagens nos fluxos de partidas, conexões e chegadas.

O sistema será integrado às plataformas operacionais do aeroporto para permitir o encaminhamento automatizado dos volumes dentro da infraestrutura de movimentação de bagagens.

Segundo as empresas envolvidas, o projeto utilizará tecnologias de motores lineares, transmissão de energia por indução e comunicação sem fio.

Responsabilidades do projeto

A MAFA Co. Ltd. e a Beltcon ficarão responsáveis pelas etapas de engenharia, integração de sistemas, fabricação, instalação, testes e comissionamento da solução completa. A configuração foi desenvolvida para atender aos requisitos de disponibilidade operacional, flexibilidade e possibilidade de expansão da infraestrutura.

Aplicação em aeroportos

De acordo com as empresas, o MBHS Cross-belt Sorter já foi empregado em mais de cinquenta projetos aeroportuários no mundo. O sistema pode movimentar tanto bagagens convencionais quanto volumes de formatos irregulares.

A tecnologia realiza a classificação dos volumes de forma automatizada e foi desenvolvida para reduzir custos relacionados à operação e à manutenção do sistema de movimentação de bagagens.

A implantação em Medina representa a entrada dessa tecnologia da Leonardo no mercado aeroportuário da Arábia Saudita e amplia a presença da companhia no Oriente Médio.

Demanda e cronograma

A expansão está relacionada ao crescimento do setor de aviação saudita e às metas estabelecidas pelo programa Vision 2030. Medina recebe fluxo significativo de passageiros associado ao turismo, às viagens corporativas e às peregrinações religiosas de Hajj e Umrah.

Nesse contexto, o sistema de bagagens foi dimensionado para atender ao aumento da demanda e permitir ampliações futuras da capacidade de processamento.

As atividades de instalação no aeroporto estão previstas para começar em janeiro. O comissionamento final do sistema de movimentação e triagem de bagagens está programado para abril.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/09/2026, às 08h36


Mais Notícias