Crescimento do mercado de aviação executiva no mundo favoreceu na alta demanda dos modelos PC-12 e PC-24 da Pilatus
A Pilatus estará presente na NBAA-BACE 2022, que acontecerá em Orlando, nos Estados Unidos, com seus dois principais aviões de negócios, o turboélice PC-12 NGX e jato leve PC-24.
A expectativa do fabricante suíço é aproveitar o momento de alta da aviação de negócios, especialmente nos Estados Unidos. Até o final do mês passado, a Pilatus entregou 47 unidades do PC-12 NGX e 27 novos PC-24, sendo que 62% foram no mercado norte-americano.
O alta no mercado dos Estados Unidos levou a Pilatus a expandir suas instalações em Broomfield, no Colorado, incluindo agora novas operações de pintura. Além disso, a Pilatus adquiriu, em setembro, o centro de serviços da Skytech para ampliar sua capacidade de pós-venda e suporte.
O momento de otimismo ocorre em meios as incertezas na Europa, que sofre com pressões do custo energético e a crise gerada pela guerra na Ucrânia, que somou aos efeitos recentes da crise sanitária.
“Apesar do ambiente inflacionário atual, do custo crescente da energia na Europa e da recessão econômica prevista, nossa rede global de vendas continua otimista de que a demanda muito alta por nossa aeronave exclusiva resistirá à tempestade”, disse Markus Bucher, CEO da Pilatus.
De acordo com a Pilatus, grande parte dos operadores da família PC-12 estão migrando seus modelos mais antigos para o recém-lançado PC-12 NGX, visando aproveitar as atualizações de motor e aviônica. Até o terceiro trimestre de 2022, a Pilatus entregou 1.920 unidades da família PC-12 desde o início do programa nos anos 1990. A expectativa é superar as 2.000 aeronaves entregues até meados do ano que vem, além de atingir a marca de 200 unidades do PC-24.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/10/2022, às 16h00
+lidas