AERO Magazine
Busca

Quase 60 anos

Pilatus anuncia o fim da produção do PC-6

Lançado em 1959, o excepcional monomotor STOL suíço dará mais espaço para o jato PC-24


A suíça Pilatus Aircraft anunciou que a partir do início de 2019 deixará de produzir seu monomotor turbo-hélice modelo PC-6. Lançado em 1959, totalizou cerca de 500 aeronaves fabricadas em Stans e quase outras 100 produzidas sob licença dos Estados Unidos. O desempenho STOL do PC-6 “Porter” em pistas diminutas, não preparadas, e em locais elevados tem sido responsável pelo sua utilização nas mais variadas aplicações. Destaque para os recordes mundiais em operações de transporte de cargas e passageiros – com carga útil máxima – a altitude de 18.700 pés (5.700 m). 

O principal motivo da desativação na produção do STOL suíço é o esforço dedicado exigido pelo novo bijato de negócios, o Pilatus PC-24, o que, por outro lado, não significa uma eventual omissão no suporte técnico para os operadores do PC-6 “garantido para os próximos 20 anos, no mínimo”, assegura o fabricante.

“Devido à idade do PC-6 e novos parâmetros de certificação, não é mais possível efetuar a continuidade de desenvolvimento dentro dos padrões que desejamos”, explicou a Pilatus, em nota. ”E ainda com relação ao nosso novo jato PC-24, cuja produção seriada está sendo preparada em Stans, exigindo o máximo de nossa atenção, decidimos que o PC-6 não é mais adequado ao nosso portfólio de produtos e que, após quase 60 anos, é tempo para encerrar sua produção”.

VEJA O VÍDEO DE UM POUSO CURTO DO PC-6 PORTER

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 31/08/2017, às 09h58 - Atualizado às 10h32


Mais Notícias