AERO Magazine
Busca

Melhor prevenir

Phenom 300 sofre problema de corrosão e Embraer emite boletim de serviço

Falha afeta massa de balanceamento das superfícies de controle do avião


Uma corrosão não prevista levou a Embraer a publicar um boletim de serviço para inspeção preventiva em parte da frota de Phenom 300. O boletim deve atingir aproximadamente 30% da frota de quase 500 aeronaves do modelo em todo o mundo.

A inspeção tem objetivo de identificar possíveis pontos de corrosão da massa de balanceamento das superfícies de controle do Phenom 300. A falha pode comprometer o balanceamento do profundor em determinadas condições de voo.

LEIA TAMBÉM

A engenheira da fabricante brasileira identificou a situação na maior parte dos casos em aviões com mais de 5 anos de uso, mas considerando as condições de uso, o boletim poderá atingir aeronaves mais novas. A inspeção deve ocorrer no prazo de 60 dias ou 100 horas de voo após o recebimento do boletim de serviço. A exceção são aeronaves em grupos específicos de uso, que realizaram a inspeção três dias ou 5 horas de voo após a emissão do documento.

Segundo a Embraer, nenhum incidente foi registrado e foi desenvolvida uma ação, corretiva aprovada pela ANAC. A agência também emitiu uma diretriz de aeronavegabilidade (AD) no dia 8 de novembro, seguida por autoridades aeronáuticas de todo o mundo, alertando sobre a necessidade do serviço.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 20/11/2019, às 17h00 - Atualizado às 19h16


Mais Notícias