AERO Magazine
Busca

Helicópteros para Afeganistão

Pentágono não compra mais helicópteros da Rússia para o Afeganistão

Agora, o Departamento de Defesa vai fornecer mais de 50 Sikorsky Black Hawk para a Força Aérea Afegã


Os helicópteros russos Mil Mi-17, comercializados pela estatal Rosoboronexport, que estavam sendo negociados pelo Departamento de Defesa dos EUA para o Afeganistão – com a aprovação da Casa Branca - perderam este mercado que desafiava as sanções econômicas impostas à Rússia.

A verba complementar de defesa de US$ 11,6 bilhões recentemente proposta ao Congresso inclui US$ 264 milhões para a compra de helicópteros UH-60 Black Hawk fabricados pela Sikorsky em Connecticut (EUA). Agora, o Departamento de Defesa vai fornecer mais de 50 Black Hawk para a Força Aérea Afegã após anos de lobby dos políticos de Connecticut. Atualmente, os afegãos operam cerca de 50 Mi-17.

O Pentágono comunicou ao Congresso sobre a suspensão das compras dos Mi-17. O argumento a favor das aeronaves russas era que os pilotos afegãos estão mais familiarizados com os Mi-17, que também são de menor custo e mais fáceis de operar e estava tão concentrado em enviar mais helicópteros para a Força Aérea do Afeganistão, que as negociações com a Rosoboronexport foram excluídas das sanções impostas à Rússia por ter invadido a Criméia e apoiar os separatistas no leste da Ucrânia.

Ernesto Klotzel
Publicado em 01/12/2016, às 13h16 - Atualizado às 20h08


Mais Notícias