Uma falha sistêmica fez a Qantas vender passagens de primeira classe com 85% de desconto
Um erro de sistema fez com que a australiana Qantas vendesse passagens de primeira classe para os Estados Unidos com um desconto de quase 85% a cerca de trezentos passageiros, na última quinta-feira (22).
Segundo uma reportagem do The Guardian, os voos de primeira classe estavam sendo vendidos pelo equivalente a R$ 18.590, quando deveriam ser comercializados por acima de R$ 73.000. As passagens também estavam aproximadamente 65% mais baratas do que as tarifas da classe executiva oferecidas pela companhia aérea.
Após o erro ter sido identificado, a Qantas contatou os passageiros que compraram as passagens, informando-os sobre a falha e ofereceu honrar as tarifas, porém em assentos da classe executiva, ou o reembolso total do valor pago, o que parcialmente não vai de encontro com a atual política da empresa, que prevê apenas o cancelamento da reserva ou a devolução integral dos valores, em casos deste tipo.
Em nota, a companhia aérea disse que um erro de codificação teria causado a falha na publicação dos valores e adicionou que o incidente reflete um caso em que a tarifa era boa demais para ser verdade.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/08/2024, às 07h45
+lidas