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Para impressionar os brasileiros

Base da Etihad Airways, que começa a voar para o país neste mês de junho, Abu Dhabi investe pesado na ampliação do seu principal aeroporto, que receberá terminal gigantesco até 2017


Impressionante. Talvez esse seja o melhor termo para descrever com uma só palavra o projeto do novo Midfield Terminal Complex (MTC), o gigantesco terminal de passageiros que será construído no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. As obras já foram iniciadas e o edifício deverá ser entregue em 2017, permitindo ao aeroporto atender com tranquilidade a um movimento anual de até 40 milhões de passageiros. De acordo com a Abu Dhabi Airports Company (ADAC), a empresa responsável pela administração do campo, o projeto do novo terminal segue um programa governamental denominado "Abu Dhabi 2030", que visa a preparar estruturalmente a região para atender à demanda esperada para os próximos 20 anos, tanto na área urbana quanto em portos e aeroportos. O prédio do MTC terá forma de letra "X", ocupando área de 700.000 m², e poderá acomodar até 65 aeronaves, incluindo os superjatos Airbus A380. Será tão grande que o terminal poderá ser avistado a uma distância de 1,5 km. O projeto paisagístico da área interna prevê muitos jardins, palmeiras, espelhos d'água e terá bom aproveitamento de iluminação natural. No centro do complexo estará a parte mais alta da construção, com cobertura elevada a 52 m. O projeto prevê a utilização de 69.000 ton de aço e 680.00 m³ de concreto, além da cobertura de vidro que ocupará área total de 418.000 m².

No setor de embarque, o usuário terá à sua disposição 165 balcões de check-in e 48 quiosques de autoatendimento, dando ao terminal a capacidade para receber 8.500 passageiros a cada hora. Já o setor de restituição de bagagem estará estruturado para processar 19.000 malas a cada hora por meio de 22 km de esteiras e 10 carrosseis. O sistema para controle de ar-condicionado trabalhará automaticamente, levando em conta temperatura externa, incidência dos raios do sol ou qualquer outra alteração climática significativa. Já a água utilizada nos banheiros será tratada ainda no aeroporto para ser reutilizada no sistema de irrigação dos jardins. Os engenheiros também estão trabalhando lado a lado com as equipes responsáveis pela construção de Masdar, um município planejado na área de Abu Dhabi, que busca a total sustentabilidade. Também no projeto de ampliação do aeroporto consta a reserva de recursos para as obras de construção de uma terceira pista - hoje o aeroporto opera pousos e decolagens em duas pistas paralelas - e um novo centro de controle de tráfego aéreo. O custo total das obras, incluindo o novo terminal, está estimado em US$ 6,8 bilhões.

BENFEITORIAS PARA CRESCER

O Aeroporto Internacional de Abu Dhabi é um grande colecionador de prêmios. Só no começo deste ano ganhou dois: o de melhor aeroporto no Oriente Médio pelo World Airport Awards, em avaliação promovida pela inglesa Skytrax, que é especializada no segmento de pesquisas de opinião em aeroportos; e também o de melhor aeroporto na região em Airport Service Quality, prêmio do Airports Council International (ACI), organização com sede em Genebra, na Suíça.

O complexo recebeu mais de 126 milhões de passageiros desde a inauguração do primeiro terminal em quatro de janeiro de 1982. Naquela época, o movimento não passava de cinco milhões de usuários. Com o passar do tempo, o movimento cresceu significativamente. Só em 2008, o aeroporto registrou aumento de 34% no movimento de passageiros sobre o período anterior. Em 2010, Abu Dhabi já recebia mais de 10 milhões de passageiros, enquanto, em 2012, superou a casa dos 14 milhões de usuários. Para se adequar à demanda, o aeroporto vem continuamente recebendo benfeitorias para aumentar sua capacidade. Os administradores inauguraram o Terminal 2 em setembro de 2005 e, em 2009, entregaram as obras do Terminal 3. Mais recentemente, o Terminal 1 passou por revitalização e hoje atende seus usuários com um edifício bastante confortável (297.000 m²) e nove pontes de embarque. O Terminal 3, naturalmente o mais moderno e mais amplo, com 405.000 m², oferece oito fingers para estacionamento de widebodies, dois dos quais específicos para os Airbus A380. Porém, como o aeroporto já atingiu o ponto de saturação, a ADAC assinou contrato com a Taylor Woodrow International Construction LLC para execução de obras de ampliação, que devem se estender até fevereiro de 2014.

Os edifícios oferecem conexão Wi-Fi gratuita, jornais e revistas para livre leitura em pontos estratégicos servidos por sofás e mesinhas, playgrounds, lounges e áreas para banho mesmo para os passageiros que não estão viajando em primeira classe ou classe executiva - com utilização mediante pagamento de taxa - e também um hotel de médio conforto com 40 apartamentos, localizado no Terminal 1. Outra facilidade oferecida pelo aeroporto é o check-in antecipado. Por meio dele o passageiro pode despachar a bagagem até 24 horas antes do voo em diversos pontos da cidade, incluindo o ADNEC (Expo Check-in), City Terminal (City Check-in) e os hotéis Park Rotana e Crowne Plaza, na Yas Island, que é palco do circuito de rua do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi. Chegando ao aeroporto, o passageiro segue direto para a área de embarque, sem o incômodo do despacho da bagagem. Quem desembarca, pode seguir para o centro de táxi ou em ônibus comum da linha 901, que cumpre o trajeto em 45 minutos. A Etihad Airways também oferece serviço gratuito de ônibus executivo na ligação entre os aeroportos de Abu Dhabi e Dubai.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE ABU DHABI - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Código OACI - OMAA
Código IATA - AUH
Posição - N24 26.0 E054 39.1
Elevação - 88 pés (27 m)
Distância para o centro - 32 km
Pistas - 13R/31L 4.100 x 60 m
13L/31R 4.100 x 60 m

ILS - 13R 126º 108.9 IAE
13L 126º 110.3 IAS
31R 306º 108.75 IAN
31L 306º 109.3 IAW

VOR - Abu Dhabi (114.25 ADV)
ATIS - 125.1
Torre Abu Dhabi - 119.2; 120.425
Solo Abu Dhabi - 123.975; 121.95
Radar Abu Dhabi - 124.4; 124.625; 128.1
Categoria contra incêndio - 9

Administração - Abu Dhabi Airports Company (ADAC)
Website - www.abudhabiairport.ae
Telefone - +971 2 575 7500
Oficina de manutenção - Gulf Aircraft Maintenance Company

DOMÍNIO ECONÔMICO

Localizado a 32 km do centro metropolitano de Abu Dhabi, o aeroporto tem hoje capacidade para movimentar 12 milhões de passageiros ao ano, com previsão de quadruplicar esse número até 2017, após a entrega do Midfield Terminal Complex. Atualmente, são 53 companhias aéreas com serviço para 93 destinos em 50 países. Abu Dhabi é a base operacional da Etihad Airways, que está iniciando operações regulares para o Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos. Ainda é o segundo aeroporto nos Emirados Árabes Unidos, sendo superado apenas pelo Aeroporto Internacional de Dubai, base da companhia compatriota Emirates Airlines, localizado a apenas uma hora e meia por autoestrada. A infraestrutura de Abu Dhabi combinada com a do aeroporto de Dubai e também de Doha, no país vizinho do Catar, somando a capacidade em número de aeronaves e voos oferecidos pelas três maiores companhias aéreas da região (Etihad, Emirates e Catar), em cinco anos, trarão movimento de passageiros e aeronaves superior ao total da capacidade oferecida pelos aeroportos de Paris - Charles de Gaulle, Heathrow, em Londres, e Frankfurt. E sem contar aqui as instalações dos terminais de passageiros e de carga aérea do novo Aeroporto Internacional Al Maktoum, na área do Dubai World Central. Em Abu Dhabi, a área para movimentação de carga aérea tem warehouse de 40.000 m² e pátio configurado para atender a até 11 Boeing 747 cargueiros simultaneamente.


ESTATÍSTICA (2012)
Passageiros 14.700.420
Aeronaves 121.638
Carga aérea 567.965 (t)

MÍNIMOS REDUZIDOS

O novo Midfield Terminal Complex (MTC), que contará com a participação de arquitetos ingleses, os mesmo responsáveis pelo projeto do terminal 5 no Aeroporto Internacional de Heathrow (Londres), estará localizado na área média, como o próprio nome sugere, entre as duas pistas paralelas do aeroporto: a 13R/31L e a 13L/31R. Os terminais 1 e 3 estão interligados e erguidos no setor oeste do campo, entre as cabeceiras 31L/13R. O terminal 2 está alinhado aos outros dois edifícios, porém, mais próximo à cabeceira 31L onde também está a área reservada para o atendimento da aviação geral e que, em março, sediou pela segunda vez a Abu Dhabi Air Expo, que contou com a participação de 160 expositores e 13.000 visitantes. No lado oposto, próximo à cabeceira 13R, está o pavilhão para atendimento dos voos presidenciais.

As duas pistas, ambas com 4.100 m de extensão, permitem pousos e decolagens simultâneos, e operam ILS CAT IIIb - Abu Dhabi é o primeiro no país a operar esta categoria de aproximação por instrumentos. Não há restrições operacionais e elevações significativas no entorno e a altitude mínima no setor (MSA) varia entre 550 m a 730 m (1.800 e 2.400 pés). Os pilotos devem ficar atentos a outros dois campos de aviação localizados bem perto do internacional: o de Bateen e, principalmente, a base aérea Al Dhafra, ao sul, que também opera duas pistas paralelas com a mesma designação de cabeceiras (em operação visual, pode levar o piloto ao erro de aterrissar em aeroporto errado). As operações de pousos e decolagens em Abu Dhabi são liberadas pelos controladores de voo do alto dos 110 m de uma moderna torre de controle, inaugurada em 2009.

Robert Zwerdling | Fotos Divulgação
Publicado em 11/06/2013, às 06h30 - Atualizado em 27/08/2013, às 22h57


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