Três países latino-americanos estão entre os que possuem a maior quantidade de aeroportos do mundo
Três países latino-americanos estavam entre os que possuem a maior quantidade de aeroportos do mundo em 2024, segundo um ranking divulgado pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA.
O Brasil ocupa a segunda posição mundial, com 4.919 aeroportos. O país possui uma extensa malha aeroportuária, mas representa apenas 31% do total dos Estados Unidos, que lideram o ranking global. O aeroporto internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, é o maior em número de companhias aéreas e destinos atendidos. Ele registrou mais de 43,5 milhões de passageiros em 2024, um recorde no setor.
O México ocupa a quarta posição mundial, com 1.485 aeroportos, correspondendo a mais de 68% do total da Austrália. O crescimento do setor no país tem sido impulsionado pelo turismo, com ampliação de rotas domésticas e internacionais. O aeroporto internacional da capital mexicana (MEX) lidera o tráfego aéreo no país. Além disso, com quase 50 milhões de passageiros por ano, é também o aeroporto mais movimentado da América Latina.
A Argentina possui 756 aeroportos e se destaca por uma peculiaridade: o principal hub internacional não é o mais movimentado do país. O aeroporto internacional de Ezeiza (EZE), em Buenos Aires, responde por 85% dos voos internacionais, porém, devido à capacidade limitada, ele não possui esta característica.
De acordo com dados de reguladores argentinos, o aeroporto mais movimentado é o Aeroparque Jorge Newbery (AEP), que registrou 15,6 milhões de passageiros em 2023, superando os 10,3 milhões do Ezeiza. AEP se destaca pelo atendimento ao mercado doméstico e regional, além de sua localização a apenas 2 km do centro da capital.
Apesar da quantidade expressiva de terminais nestas três nações, os Estados Unidos, líder no ranking mundial, possuem mais que o dobro de todos estes aeroportos somados, com 15.873.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/02/2025, às 08h38
+lidas