Mudança de lado

Oneworld se mostra decepcionada com saída da Latam

Aliança afirma que durante transição passageiros manterão benefícios


Latam deixará a Oneworld após parceria com a Delta Air Lines

A Oneworld se mostrou decepcionada com o anuncio da Latam em deixar a aliança. A empresa aérea latina formalizou seu desligamento após fechar um acordo para venda de 20% de seu capital com a norte-americana Delta Air Lines, membro da rival SkyTeam.

Segundo a Oneworld a Latam informou que deixará a parceria no devido tempo e de acordo com os requisitos contratuais formais. O processo poderá levar mais de um ano, período que os passageiros da Latam continuarão usufruindo de todos os produtos da aliança, assim como clientes da Oneworld manterão seus benefícios voando com a companhia aérea.

LEIA TAMBÉM

A Lan Chile foi um dos primeiros membros da Oneworld, criada em fevereiro de 1999, tendo como fundadores a American Airlines e a British Airways, em resposta a coalizão formalizada pela Lufthansa e United Airlines através da Star Alliance, o primeiro acordo do tipo envolvendo diversas companhias aéreas.

A Lan se tornou um membro estratégico da Oneworld graças sua posição privilegiada nos voos na América do Sul. Após a falência da Varig, que era uma das fundadoras da Star Alliance, a Tam assumiu seu lugar no país, rivalizando com a Lan e Oneworld na região. Contudo, com o anúncio de fusão entre a Lan e Tam, que deu origem a Latam, a empresa optou pela presença na Oneworld. Entre os motivos estavam o fato da maior capacidade da aliança em atender a estratégia da nova companhia que tem forte presença nos voos entre a América do Sul e as cidades de Miami (EUA), Madri (Espanha) e Londres (Inglaterra), onde existe ampla conectividade imediata das três maiores parcerias da Oneworld (American Airlines, Iberia e British Airways, respectivamente).

A expectativa é que a Latam após concluir o processo de saída da Oneworld ingresse na SkyTeam, que tem a Delta e a Air France-KLM como principais membros. A mudança deverá impactar na estratégia nos voos para os Estados Unidos e Europa, visto que os principais hubs parceiros passam a ser Atlanta, Paris e Amsterdã.

Atualmente a Aerolíneas Argentinas é o membro sul-americano da SkyTeam e uma provável associação da Latam deverá expandir ainda mais a presença da aliança na região.

Abaixo o comunidado na íntegra da Oneworld.

COMUNIDADO DA ONEWORLD

A Latam comunicou a Oneworld da sua decisão de realiza uma parceria com uma companhia aérea fora da aliança Oneworld. A Latam também informou à Oneworld que pretende deixar a aliança no devido tempo e de acordo com os requisitos contratuais formais. Estamos decepcionados, mas respeitamos a decisão deles. Eles têm sido um valioso membro de longo prazo e desejamos-lhes bem.

No momento, nossa prioridade com nossos clientes e, embora a Latam continue sendo membro da Oneworld, os benefícios totais para o cliente continuarão sendo oferecidos. À medida que a transição continua trabalharemos para garantir uma experiência perfeita para nossos clientes.

A Oneworld continua sendo uma forte coalizão de companhias aéreas de alta qualidade. Houve um progresso significativo nas companhias aéreas membros, aprofundando seus relacionamentos bilaterais, como evidenciado pela recente aprovação regulatória dos negócios conjuntos da American Airlines e Qantas.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação

Publicado em 27 de Setembro de 2019 às 14:00


Notícias notícias de aviação avião Delta Air Lines Latam Oneworld SkyTeam Air France KLM American Airlines Iberia IAG