Editorial - Edição 241
Os historiadores do futuro olharão para o início deste século 21 como um período de consolidação da transição da linguagem analógica para a digital. Todos os âmbitos da vida humana sofreram impactos com o advento dos dígitos binários. A computação e a eletrônica transformaram o mundo. Na aviação, as mudanças continuam acontecendo e se revelam com plena exuberância nos painéis das novas aeronaves executivas. É o que mostramos nesta edição em um especial sobre aviônicos, com os detalhes de alguns dos mais sofisticados cockpits concebidos pela indústria.
Um dos responsáveis por essas maravilhas da tecnologia é a Honeywell, fabricante norte-americano que completa 100 anos de existência neste mês de junho. Fomos convidados para visitar os laboratórios da empresa em Pheonix, no Arizona, e contamos o que seus engenheiros e projetistas planejam para as aeronaves das próximas décadas. Ainda na esfera tecnológica, ensaiamos o helicóptero Bell 429 WLG. A versão com trem de pouso retrátil do bimotor leve, voltada a passageiros corporativos e VIP, deve chegar ao mercado até o fim deste ano.
No tema segurança, pedimos a um dos mais experientes especialistas em investigação aeronáutica do Brasil, o comandante Miguel Angelo, para responder a 23 perguntas sobre o voo MH370. Em entrevista concedida durante a assembleia geral da IATA (International Air Transport Association), no Catar, o presidente da Emirates Airline, Tim Clark, cobrou mais transparência na investigação sobre o desaparecimento do Boeing 777 da Malyasia Airlines. Maior operador global do “triplo sete”, o executivo criticou a apuração das informações sobre o sumiço do avião e falou em “erros inadmissíveis”. A preocupação dele recai sobre a possibilidade de um passageiro controlar a aeronave. Aparentemente, há mais informações sobre esse episódio do que havia sido divulgado até fechamento desta edição.
Bom voo,
Giuliano Agmont e Christian Burgos
Redação
Publicado em 25/06/2014, às 00h00 - Atualizado às 07h44
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