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Baleia extra grande

Novo superavião da Airbus entra na fase final de montagem

Aeronave BelugaXL dedicada a transporte de componentes está entre as maiores do mundo


A Airbus realizou a primeira movimentação da primeira célula estruturalmente completa do BelugaXL. Após a montagem de toda estrutura, que inclui fuselagem, asas e empenagem, o novo supertransportador saiu no inicio do mês do hangar de montagem em Toulouse, na França.

O fabricante europeu espera concluir a instalação dos motores e demais sistemas nas próximas semanas, quando passará por uma extensa campanha de testes estáticos. A equipe de engenharia se prepara para realizar testes de bancada em Toulouse e em Hamburgo, na Alemanha, testando centenas de sistemas em simuladores de voo e em laboratórios. Os chamados Iron Bird utilizam uma complexa estrutura eletrônica, elétrica, bem como macacos hidráulicos capazes de simular o comportamento de cargas em voo em cópias completas de sistemas específicos entre a nova bolha superior e a fuselagem inferior do A330. O primeiro voo deverá ocorrer até o final do primeiro semestre.

Derivado do A330-200, o BelugaXL eleva a capacidade de transporte da Airbus, que passa a contar com uma das aeronaves com maior volume útil disponível no mundo.

Assim que se tornar operacional, uma frota desses aerotransportadores de última geração será usada para transportar seções completas de aeronaves Airbus entre as instalações de produção da empresa na Europa e suas linhas finais de montagem na França, Alemanha e Espanha.

O segundo exemplar a ser convertido já está em Toulouse para iniciar o processo de integração. A Airbus acredita que baseado nas lições aprendidas na produção do primeiro exemplar será possível reduzir o tempo de montagem do segundo em aproximadamente dois meses.

O programa BelugaXL foi lançado em novembro de 2014 para atender às necessidades de transporte da Airbus. O modelo se destaca por sua maior capacidade em relação a geração atual do Beluga Super Transporter. O novo avião tem seis metros a mais de comprimento, um metro mais largo e possui uma capacidade de elevação de carga útil seis toneladas maior do que a da versão anterior. O BelugaXL poderá transportar ao mesmo tempo as duas asas da aeronave A350 XWB, em vez de uma como no atual BelugaST. Ao todo, cinco BelugaXL estão programados para entrar em serviço.

Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/01/2018, às 18h00 - Atualizado em 11/01/2018, às 15h31


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