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Sem fumaça

Novo sistema permite pousar o Praetor com fumaça a bordo

EVAS fornece capacidade do piloto ver os instrumentos do cockpit e área externa pelo para-brisa


Praetor 600

Embraer amplia uso de sistema que permite voar mesmo com fumaça no cockpit

Os jatos de negócio Praetor 500 e Praetor 600 vão receber o novo sistema Sistema Emergencial de Garantia de Visão (EVAS, na sigla em inglês), permitindo o piloto, em caso da incidência de fumaça na cabine, visualizar os instrumentos de voo e através do para-brisa dianteiro para efetuar o pouso da aeronave.

O novo sistema será disponibilizado através de certificação tipo suplementar (STC) emitida pela VisionSafe Corporation.

“Esse recurso vai aprimorar a segurança dos jatos executivos Praetor, da Embraer”, disse Marsha Woelber, diretora global de suporte ao cliente de aviação executiva e pós-venda da Embraer Serviços & Suporte.

Além do Praetor, os jatos Legacy 450 e Legacy 500 (antecessores da família Praetor) também podem ser atualizados com o sistema, que também está disponível como equipamento avulso para o Phenom 100 e Phenom 300. Em 2020, uma certificação semelhante foi emitida pela VisionSafe para os jatos executivos Legacy 600, Legacy 650 e Lineage 1000.

“Ter o EVAS disponível como uma certificação suplementar na aeronave Praetor da Embraer é um marco para a aviação executiva”, disse Chris Skurat, Diretor de Vendas para Aviação Executiva da VisionSafe.

O EVAS é atualmente o único sistema de deslocamento de fumaça na cabine de pilotagem certificado pela autoridade de aviação civil dos Estados Unidos (FAA). O sistema fornece um espaço livre de ar através do qual o piloto pode ver os instrumentos de voo e pousar tendo a vista do para-brisa do avião. Atualmente existem aproximadamente 8.000 unidades EVAS instaladas em todo o mundo.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 16/06/2021, às 21h00 - Atualizado às 21h32


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