Raider X faz parte de uma concorrência do Exército dos EUA para reequipar sua frota de helicópteros
A Sikorsky, empresa subsidiária da Lockheed Martin, revelou fotos do protótipo do novo helicóptero militar Raider X que está com 90 % da costrução concluída. O modelo é um dos concorrentes do Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA), do exército dos Estados Unidos e que prevê substituir a maior parte dos helicópteros multimissão atualmente em serviço.
We're applying these lessons to the #RAIDERX competitive prototype, which is now 90% complete. pic.twitter.com/RUFMfuEFvg
— Sikorsky (@Sikorsky) June 29, 2022
O Raider X além de poder operar em missões de transporte, também será capaz de empregar um mísseis ar-superfície Hellfire e usar canhão principal de 20 milímetros, visível nas imagens.
“Estamos trabalhando muito de perto com o Exército dos EUA em toda a construção, e eles estão extremamente envolvidos em todos os aspectos disso”, disse Jay Mackln, diretor da Sikorsky.
Contudo, o programa FARA tem como concorrente do Raider X, o Bell V-280 da Textron Aviation e que tem como uma de suas características básicas a elevada manobrabilidade e bom poder de fogo.
O FARA visa modernizar a aviação de asas rotativas do Exército dos EUA que atuam no campo de frente de combates aeroterrestre. A escolha do vencedor deverá ser conhecida após os dois helicópteros passarem por uma extensa campanha de avaliação, prevista para encerrar até o final da década.
Por André Magalhães
Publicado em 01/07/2022, às 09h55
+lidas