AERO Magazine
Busca

Rotor menor de cinco pás reduz vibração

Novo helicóptero da Airbus chega ao Chile para campanha de testes

Aeronave será submetida a campanha de voos de grande altitude voando acima dos 20 mil pés


O protótipo do H145 equipado com cinco pás, recém apresentado pela Airbus Helicopters na Heli-Expo que ocorreu em Atlanta, chegou ao Chile, onde iniciará a campanha de voos de grande altitude.

O objetivo dos engenheiros é testar a aeronave em grandes altitudes, voando até 20 mil pés acima do nível do mar. O ensaio chileno ocorre após os testes realizados nos Pireneus franceses no verão de 2018. O objetivo da campanha é ampliar o envelope de voo do novo helicóptero e demonstrar suas capacidades em grandes altitudes.

LEIA TAMBÉM

Em razão de sua capacidade multimissões em condições de calor e altura presentes em muitos países da América Latina, a campanha de voo oferecerá a alguns operadores a oportunidade de voar a nova versão e experimentar com algumas melhorias introduzidas pelo novo rotor de cinco pás, que inclui acréscimo de 150 kg de carga útil e menor vibração. O novo rotor de cinco pás do H145 aumenta significativamente a performance geral da aeronave, com um peso máximo de decolagem elevado para 3.800kg e carga útil agora equivalente ao peso vazio da aeronave.

Outro destaque é a simplicidade do design do rotor, que também facilita operações de manutenção, aliado ao diâmetro reduzido, permitindo que o H145 opere em áreas menores, como heliportos de hospitais.

O novo H145 apresenta conectividade a bordo por meio da integração do Airborne Communication System sem fio (wACS), permitindo uma transmissão segura e ininterrupta de dados gerados pelo helicóptero em tempo real, até mesmo durante o voo.

A certificação da EASA está prevista para o início de 2020, com as primeiras entregas também previstas para o mesmo ano.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 01/07/2019, às 16h00 - Atualizado às 19h09


Mais Notícias