AERO Magazine
Busca

Airbus Helicopters

Novo H160 da Airbus Helicopters representa uma transformação

Fabricante europeu deseja mudar a fabricação e o apoio de seus helicópteros


O novo helicóptero H160 da Airbus Helicopters, um biturbina de médio porte, além de ser uma valiosa adição a abrangente família de asas rotativas, é uma espécie de catalisador da transformação na maneira com que são hoje fabricados e no suporte pós-vendas dessas aeronaves. A Airbus lançou o H160 em 2015 como um substituto modernizado de seus biturbinas AS365 e H155.

Durante muitos anos a Airbus Helicopters (ex-Eurocopter), tinha a imagem de fabricante de excelentes aeronaves, que não foi acompanhada pela qualidade de seus serviços pós-vendas. A mudança deste quesito aconteceu com o novo CEO, Guillaume Faury, que assumuiu a presidência em 2014.

Faury fez mudanças drásticas com relação à disponibilidade de peças e componentes, melhorando os prazos de entrega, adequando seus preços, desenvolvendo um programa consistente de garantia do produto, chamado H Care. 

Dois protótipos do H160 se encontram em ensaios de voo recebendo em breve a companhia de uma terceira aeronave. A certificação é esperada para 2019. A aeronave apresenta uma célula toda em material compósito com linhas arrojadas e estilo futurístico diferente de tudo que se encontra no mundo das asas rotativas. O piso da cabine é plano, as janelas são super dimensionadas e o compartimento de carga acolhe até 300 kg. A cabine pode ser configurada para quatro ou oito passageiros ou até 12 passageiros na versão utilitária.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 27/04/2017, às 10h32 - Atualizado às 10h35


Mais Notícias