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Made in China

Novo avião hipersônico chinês pode atingir até 5.000 km/h

A China está desenvolvendo um avião hipersônico que pode ligar boa parte do mundo em 3 horas


O 'Cuantianhou' terá sete metros de comprimento e pesará 1,5 tonelada - China Daily
O 'Cuantianhou' terá sete metros de comprimento e pesará 1,5 tonelada - China Daily

A Lingkong Tianxing Technology, empresa aeroespacial da China anunciou na última segunda-feira (21), o desenvolvimento de um demonstrador tecnológico hipersônico, que promete superar a marca de 5.000 km/h.

A informação foi publicada pelo jornal estatal China Daily. Batizada de Cuantianhou (macaco voador), o modelo experimental terá sete metros de comprimento, pesará 1,5 tonelada. A aeronave utilizará uma nova abordagem no design aerodinâmico para reduzir o arrasto do ar e melhorar a eficiência do voo. Segundo Deng Fan, engenheiro-chefe da empresa, o protótipo será equipado com um motor ramjet Jindou-400S.

O sistema de propulsão do Jindou-400S combina tecnologias de motor de detonação rotativa, compressor e um ramjet tradicional, com peso de aproximadamente 100 quilos, sendo capaz de gerar um empuxo de 4.000 newtons.

"Usar este motor permitirá que o Cuantianhou voe a uma velocidade máxima de Mach 4,2 ou cerca de 5.000 km/h, o que significa que a aeronave será quase cinco vezes mais rápida que um jato convencional", disse Deng.

O Cuantianhou será lançado por um foguete transportador até uma altitude de cerca de 20 quilômetros, de onde continuará o voo de forma autônoma. A maior parte do trajeto ocorrerá no na borda do espaço, região entre vinte e cem quilômetros acima do nível do mar. O engenheiro disse em um avião real os passageiros estarão protegidos contra efeitos de aceleração durante o voo, embora não tenha explicado detalhes.

Caso os testes planejados para ocorre em 2026 sejam bem-sucedidos, a Lingkong Tianxing planeja lançar o protótipo de uma aeronave comercial hipersônica, chamada Dasheng (Rei Macaco) até 2030. Segundo Deng, o avião poderá realizar viagens intercontinentais em apenas duas ou três horas, comparadas às dez horas ou mais dos modelos atuais.

O projeto é similar aos esforços de empresas nos Estados Unidos e Europa, que também buscam desenvolver aeronaves supersônicas para atender à demanda por viagens rápidas, com destaque para o Overture, da norte-americana Boom Supersonic. Entretanto, o projeto chinês quer uma velocidade quase 2 vezes maior, ultrapassando pela primeira vez na história a marca de Mach 4 em um avião de série.

No passado, o Concorde, avião supersônico lançado em 1969, foi pioneiro nas viagens acima da velocidade do som, mas enfrentou limitações operacionais devido a ruídos, custos elevados e impacto ambiental. Além disso, voava próximo de Mach 2, metade da proposta chinesa.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/01/2025, às 08h55


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