AERO Magazine
Busca

Não sairá do papel

Projeto de avião supersônico é abandonado por falta de financiamento

A norte-americana Exosonic não obteve financiamento para seu novo avião supersônico, que concorreria com o Overture


O Horizon seria o carro-chefe da Exosonic no transporte aéreo de passageiros - Exosonic
O Horizon seria o carro-chefe da Exosonic no transporte aéreo de passageiros - Exosonic

A startup norte-americana Exosonic anunciou o encerramento de suas atividades devido à incapacidade de assegurar financiamento adicional para dar continuidade a seus projetos de aviões e drones supersônicos. 

Fundada em 2019 por Norris Tie, engenheiro aeroespacial com experiência anterior na Northrop Grumman e Lockheed Martin, a empresa buscava desenvolver tecnologias inovadoras no setor de aviação supersônica. Após sua fundação, ela participou de uma programa de aceleração de startups no Vale do Silício, o que a ajudou a levantar US$ 6,5 milhões (R$ 37,7 milhões) de fundos de capital de risco, e obteve financiamento do Departamento de Defesa dos EUA.

Em abril deste ano, a Exosonic realizou com sucesso o teste de voo de uma versão em escala reduzida de seu sistema aéreo não tripulado supersônico, o EX-3M Trident. Além de desenvolver plataformas não tripuladas para aplicações de defesa, a empresa também planejava criar um avião comercial supersônico, que seria chamado de "Horizon".

Agora, ela se junta outras empresas do setor aéreo que enfrentaram dificuldades de financiamento antes de conseguirem lançar seus produtos. No fim de outubro, duas das principais subsidiárias da Lilium, fabricante alemão de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), entraram com um pedido de recuperação judicial por terem um pedido de empréstimo recusado pelo governo local.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/11/2024, às 08h55


Mais Notícias