Novo Cessna 208B Caravan da Polícia Federal foi batizado com as iniciais de Guilherme de Almeida Irber
Prestes a receber um novo Cessna 208B Caravan, a Polícia Federal (PF), realizará mais uma homenagem ao agente e piloto Guilherme de Almeida Irber, falecido no dia 6 de março do ano passado, quando sofreu um acidente fatal voando o mesmo modelo no aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais.
Na ocasião, a aeronave, de matrícula PR-AAB, estava decolando do aeroporto para testes pós-manutenção, quando realizou uma curva à esquerda, descendo rapidamente até colidir contra o solo, sendo na sequência tomada pelas chamas.
O acidente resultou nas fatalidades dos dois policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José de Moraes Neto. Um terceiro tripulante, o mecânico de uma empresa terceirizada, Walter Luís Martins, foi socorrido, sendo o único sobrevivente.
O novo Caravan da PF ainda está na fábrica da Cessna, em Wichita, no estado americano do Kansas, e recebeu a matrícula PS-IRB (MSN 208B5846), sendo batizado de Cmte. Irber. Fontes próximas ao assunto disseram que o avião deve chegar em Brasília no dia 21 de fevereiro, onde participará de uma cerimônia especial de recebimento durante o mês de março. Ainda não foi confirmado se haverá outro avião para homenagear José de Moraes Neto.
Assim como os demais Caravan da PF, o avião conta com o novo padrão da corporação, com um cinza mais fosco, mas inclui novo painel com a suíte Garmin G1000 NXi, sistemas de comunicação e navegação, sistema de piloto automático, sistema “Standby” de Emergência, sistema de Transponder ADS-B, sistema de Aviso de Tráfego, sistema de Radar e Sistema Iridium de Rádio por Satélite.
Amante da aviação durante toda a sua vida, o agente Guilherme Irber formou-se no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e foi um dos fundadores do grupo BSB Spotter, que reúne fotógrafos apaixonados por aviação em Brasília. Na PF, o comandante Irber chegou a atuar no Cessna 208B Caravan e no Beechcraft B300 King Air 350i.
Subordinado pelo Comando de Aviação (CAV), o Cessna C208 Caravan desempenha um papel fundamental na Polícia Federal (PF) do Brasil, utilizado principalmente para transporte de agentes, missões de vigilância, reconhecimento e operações contra o crime organizado. A PF utiliza essas aeronaves há pelo menos duas décadas, principalmente no combate ao tráfico de drogas e na fiscalização de fronteiras.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/02/2025, às 14h33
+lidas