Contrato emergencial prevê repasse de outorga à Prefeitura e manutenção das operações internacionais sob exigências da Receita Federal e ANAC
Após 24 anos sob gestão da Costa do Sol, a administração do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, passou oficialmente para a concessionária Esaero, conforme divulgado pela Prefeitura na última quarta-feira (30).
A empresa foi contratada em caráter emergencial e inaugura um novo modelo de concessão no município, que, pela primeira vez, prevê o repasse de valores à Prefeitura a título de outorga. Segundo a administração municipal, os recursos provenientes desse repasse serão direcionados para áreas como infraestrutura, turismo e serviços essenciais.
A Esaero, de acordo com a Prefeitura, possui experiência comprovada na administração de aeroportos em diferentes estados do Brasil. O contrato emergencial firmado prevê a manutenção da regularidade dos voos internacionais e o cumprimento das exigências da Receita Federal e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Também foram estabelecidas cláusulas de desempenho, controle e transparência.
O aeroporto de Cabo Frio não recebe voos de passageiros desde 10 de março, quando a Azul Linhas Aéreas suspendeu as operações no local.
Na ocasião do anúncio, em janeiro, a companhia aérea disse que a decisão foi motivada por uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/05/2025, às 10h42
+lidas