AERO Magazine
Busca

Notícias


TAP certificada para inspecionar os F-5
A TAP Manutenção e Engenharia Brasil recebe certificação para executar serviços de inspeção estrutural periódica nos jatos de combate F-5EM/FM da Força Aérea Brasileira (FAB). Com o documento, a TAP M&E Brasil tornou-se a única empresa de MRO (Maintenance, Repair & Overhaul) no país e uma das poucas no mundo habilitada a oferecer o serviço de revisões estruturais para aeronaves F-5.

Acordo logístico com turbomeca
A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), subordinada ao Comando da Aeronáutica, assinou um acordo de suporte logístico de manutenção terceirizado (do inglês CLS) com a Turbomeca do Brasil. O objetivo é garantir operações de manutenção, incluindo as de overhaul, o que significa redução de custos e maior disponibilidade das aeronaves com motores Turbomeca Makila 2A1, como é o caso dos helicópteros EC 725 adquiridos pelo governo brasileiro. O contrato, que custou R$ 159 milhões, terá duração de cinco anos e envolverá serviços de manutenção, fornecimento de peças de reposição e treinamento de técnicos militares pertencentes aos quadros das respectivas Forças que irão usar os EC 725.

Propulsão Hipersônica
O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), avança no desenvolvimento do Veículo Aeroespacial Hipersônico Brasileiro 14-X ao realizar ensaios para verificar parâmetros de escoamento em motor de combustão supersônica. Os testes avaliaram a geometria do motor, o comportamento da injeção de combustível em regime de fluxo supersônico e as condições de escoamento na entrada, interior e rampa de saída.

Aviões C-105 completam 25 mil horas de voo
As 12 aeronaves Airbus C295 da Força Aérea Brasileira (FAB), denominadas C-105 Amazonas, completaram 25 mil horas de voo em seis anos de operações bem-sucedidas na Amazônia e no Mato Grosso em missões vitais para a população dessas localidades. As aeronaves trabalham em condições adversas, pousando em pistas com pouca infraestrutura, carregando artigos de necessidade básica, remoções médicas e missões militares.

Redação
Publicado em 07/11/2011, às 09h55 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45


Mais Aviação Militar