AERO Magazine
Busca

Novo lar?

Norte-americanos planejam povoar Marte já em 2026

Projeto espacial prevê desembarque de centenas de pessoas no planeta a cada dois anos


O empreendedorismo espacial norte-americano tomou novas e maiores proporções nesta semana, durante o Congresso Internacional Astronáutico em Guadalajara, no México. Presidente da Space Exploration Technologies Corporation, Elon Musk afirmou ter entre os objetivos da empresa a povoação de Marte. Segundo ele, o projeto já poderia tornar-se operacional em cerca de dez anos.

A estratégia baseia-se no envio de naves espaciais para a órbita do planeta vermelho e o desembarque de 100 a 200 pessoas a cada dois anos, junto com 450 toneladas de carga. Enquanto estacionadas aguardando a aproximação entre os planetas, aeronaves de abastecimento fariam inúmeras viagens de ida e volta à Terra para transportar combustível e outros itens imprescindíveis.

“Financiar esta iniciativa será o maior dos desafios, uma enorme parceria público-privada. A meta deve ser realocar, no mínimo, um milhão de pessoas e criar uma população sustentável em Marte a partir de viagens que não custassem mais de US$200 mil, o preço médio de uma residência nos Estados Unidos”, declarou Musk durante sua palestra. Para ele, a sobrevivência da humanidade passa, necessariamente, pelo processo “multi-planetário”.

Ernesto Klotzel
Publicado em 30/09/2016, às 15h27 - Atualizado às 15h32


Mais Notícias