AERO Magazine
Busca

Na Turquia

Nevasca fecha aeroporto mais movimentado da Europa por quase 24 horas

Foi a primeira vez que o aeroporto internacional de Istambul foi fechado desde sua inauguração, em 2019


Aeroporto de Ataturk

Ataturk desbancou Heathrow como o aeroporto mais movimentado da Europa, durante a pandemia | Foto: Anadolu Agency.

O aeroporto internacional de Ataturk (IST), na capital turca de Istambul, foi reaberto na manhã desta terça-feira (25), após passar 21 horas fechado por causa de uma forte nevasca que atingiu a região. Ele é, atualmente, o mais movimentado da Europa, após desbancar o internacional de Heathrow (LHR), em Londres, na pandemia de covid-19.

Foi a primeira vez que o terminal, inaugurado em 2019, foi fechado. Diversos voos foram cancelados, inclusive os da Turkish Airlines, principal companhia aérea local, que prevê retomar as operações apenas no fim da tarde, pelo horário de Brasília, e voos de outras empresas com destino a IST foram desviados para aeroportos de outros países. Segundo a Agência Anadolu, eles deverão prosseguir viagem nas próximas horas. 

A quantidade de neve acumulada fez com que o telhado de um dos terminais de carga viesse abaixo. Havia apenas uma pessoa no local, mas ela conseguiu escapar a tempo, sem ferimentos.

Ataturk é um aeroporto cuja construção foi cercada de polêmicas. Uma delas voltou à tona com este episódio. Opositores do governo turco questionaram a decisão de erguê-lo em um trecho remoto ao longo da costa do Mar Negro, onde a visibilidade é constantemente prejudicada durante o inverno, por conta do nevoeiro.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 25/01/2022, às 09h10 - Atualizado às 09h17


Mais Notícias