Nasa vai lançar nova missão lunar com a Artemis I com o objetivo testar foguete e nave espacial
A Missão Artermis I, que marca o retorno tripulado à Lua, tem previsão ser ser lançada na madrugada desta quarta-feira (16), a partir do Nasa Space Center, na Flórida.
O lançamento da missão deveria ter ocorrido em agosto, mas uma série de adiamentos por problemas técnicos e condições metereológicas impediram a operação.
#Artemis I is launching to the Moon!
— NASA (@NASA) November 14, 2022
Nov. 15:
3:30pm ET (2030 UTC): Tanking coverage
10:30pm ET (0330 UTC): Launch broadcast
Nov. 16:
8:30am ET (1330 UTC): Trajectory burn
10am ET (1500 UTC): Earth views from @NASA_Orion
Stay tuned: https://t.co/sQWu67xTPqpic.twitter.com/srAEMfTQ63
A Artemis I não será tripulada nem irá pousar na Lua, mas a cápsula Orion fará uma viagem ao redor da Lua e retornará a Terra, tendo por objetivo cumprir os processos de validação da nave e verificar os sistemas de navegação.
A segunda fase se chama Artemis 2, que levará tripulação em uma missão espacial, mas buscando verificar as condições ambientais na nave Orion. Não será feito o pouso no solo lunar, mas marca um importante passo no projeto.
Abaixo a transmissão oicial do lançamento:
Por fim, a Artemis 3 será justamente a missão que vai pousar na Lua, com a primeira mulher e o primeiro negro em uma viagem lunar. Entretanto, antes disso, a espaçonave Orion vai aclopar na Gateway (uma estação lunar que deverá ser lançada em 2023). Depois disso, os astronautas irão passar para o módulo de pouso e ir até a Lua.
As datas das missões Artemis 2 e 3 ainda são incertas, mas a Nasa planeja que o pouso tripulado aconteça até 2025. Em seguida, o lançamento de novas missões será avaliado.
Por André Magalhães
Publicado em 15/11/2022, às 12h10
+lidas