AERO Magazine
Busca

Tecnologia

NASA quer enviar disco voador à Marte

Tecnologia proporcionará maior acesso à superfície marciana


Muitos pensam que os discos voadores representavam tecnologias ainda fora do alcance dos humanos. Mas a NASA provou ao mundo que poderia construir seu próprio artefato, que participará de futura visita ao planeta vermelho.

O veículo de testes é parte do projeto LDSD (Low-Density Supersonic Decelerator), especialmente criado para os futuros veículos de atracação em missões curtas de visita a planetas próximos.

A NASA enviou um disco voador experimental de 15 pés de largura e 7.000 lb de peso que servirá de veículo para a missão Marte. Ainda de acordo com a NASA, o veículo representa tecnologias de ponta que permitirão que cargas úteis de grande peso possam pousar com segurança na superfície marciana ou outros corpos planetários com atmosfera, incluindo a Terra. Além disso, a tecnologia também propicia maior acesso à superfície de Marte ao ser capaz de pousar em locais mais altos.

Em junho próximo, a NASA vai voar um disco voador de testes, que dispõe de motores com foguetes. O veículo vai ser lançado em Kauai, no Hawaii, e se elevará até uma altitude de 160.000 pés sobre o solo, utilizando um balão de ar quente cujas dimensões são comparáveis às do estádio onde foi jogado o último Super Bowl. Daquele ponto em diante, os foguetes levarão o disco voador a uma altitude 20.000 pés superior dentro da atmosfera. 

Ernesto Klotzel
Publicado em 14/04/2015, às 16h00 - Atualizado em 17/04/2015, às 13h41


Mais Notícias