AERO Magazine
Busca

Futuro melhor

NASA investe em aeronave conceito capaz de consumir 50% menos combustível

Projeto D8 promete reconfigurar a aviação e tornar os voos mais baratos e seguros


A empresa norte-americana Aurora Flight Sciences firmou um contrato de seis meses, no valor US$ 2,9 milhões, para o desenvolvimento continuado do projeto D8, uma aeronave comercial subsônica ultraeficiente. O projeto faz parte do programa X Plane da NASA.

O D8 é um conceito de avião comercial para a próxima década, que se destaca pela eficiência de combustível que chega a ser 50% superior aos atuais jatos comerciais em operação, oferecendo redução palpável dos custos operacionais. 

O projeto também chamado de Aurora foi desenvolvido pelo projetista-chefe Mark Drela e promete reconfigurar aeronaves tradicionais com fuselagem cilindrica e asas dispostas ao centro, para fazer uso extenso da Ingestão da Camada Limite (BLI), motores de elevado índice de derivação (bypass ratio) e materiais compostos. O projeto também conduz a uma redução acentuada do nível de ruído e das emissões poluentes.

“O melhor de tudo é o projeto de dois corredores na cabine e seu ambiente silencioso e tranquilo que, certamente, agradará aos passageiros” declarou John Langford, CEO do D8.

Ernesto Klotzel
Publicado em 15/09/2016, às 14h30 - Atualizado às 16h39


Mais Notícias