AERO Magazine
Busca

Aviação Civil

Museu TAM incorpora duas novas aeronaves

Evento comemora também o Dia do Aviador e será realizado no próximo dia 25 de outubro


Para comemorar o Dia do Aviador o Museu TAM promoverá um evento para anunciar a incorporação de duas aeronaves ao seu acervo histórico. O motoplanador Ximango e do planador Colibri, ambos projetados no Brasil.

Aberta ao público, a solenidade ocorrerá na área externa do museu, localizado em São Carlos (SP), no dia 25 de outubro, às 11h.

O evento reunirá convidados especiais, como Gérard Moss, o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em moto planador em 2001. O feito histórico foi realizado a bordo do Ximango, que agora passará a ser exposto ao público e preservado no Museu TAM.

Além disso, os visitantes poderão conferir a apresentação do Projeto Doce Flautistas, grupo musical formado por crianças e jovens. O projeto, reconhecido em toda a região de São Carlos, oferece aos pequenos músicos a oportunidade de conviver com a arte e a cultura. Com forte presença da música popular brasileira.

Produzido em fibra de vidro pela Aeromot, no Rio Grande do Sul, o Ximango possui boa velocidade e grande autonomia de voo. A oficina de restauração do museu efetuou alguns reparos, como a restauração de sua pintura original, substituição de algumas peças e ajustes de partes mecânicas. O procedimento levou aproximadamente três meses. Apesar de estar em plenas condições de voo, o avião não será mais utilizado devido a sua importância histórica. 

“Estamos muito felizes com a chegada do Ximango. A aeronave, que já faz parte da história da aviação, é uma das peças mais raras do nosso acervo e uma das mais significativas aeronaves do Brasil”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

Já o planador Colibri, cedido em comodato pelo Aeroclube de Bauru (SP) em janeiro deste ano, foi construído no Brasil pelo engenheiro mecânico Hendrich Kurt, no fim da década de 1930. O modelo foi responsável por uma grande contribuição para o voo à vela no país. O exemplar que entra em exposição no Museu TAM foi totalmente restaurado por estagiários da instituição.

Redação
Publicado em 23/10/2014, às 14h00 - Atualizado às 14h34


Mais Notícias