Dois em um

Motores russos para avião e helicóptero?

Conheça a série de propulsores que ganhou destaque na imprensa especializada


Motor ТВ7-117 durante testes na aeronave de ensaios Il-114 do fabricante russo

A Rússia trabalha na produção em larga escala da nova variante do motor ТВ7-117 capaz de equipar os novos helicópteros Mi-38 e os aviões Il-112 e Il-114. O grupo motopropulsor único deverá ter cerca de 70% de comunidade de peças e projeto entre as duas versões, reduzindo assim custos de desenvolvimento e ampliando a capacidade de suporte global.

O motor da série TB7-117 foi certificado em meados de 1997, visando equipar os turbo-hélices comerciais Ilyushin Il-114, mas passou a ser uma opção de motorização para os helicópteros pesados Mi-38, oferecendo 2.800 shp.

A adoção do motor TВ7-117B/BM ao Mi-38 permitirá ampliar a capacidade do helicóptero, em relação aos modelos equipados com os motores Pratt & Whitney Canada PW127/TS, de 2.500 shp. Atualmente os protótipos OP-3 e OP-4 do M-38 voam com os motores russos, que derivam diretamente do modelo adotado pelo Il-114.

A fabricante United Engine Corporation (UEA) acredita que o novo propulsor deverá estar disponível no mercado nos próximos meses. Os testes com a nova série multifuncional do TV7-117, equipando o Il-114-300, a versão mais recente do turbo-hélice, começou em 29 de setembro. O motor possui potência de 3.100 shp e está acoplado em um avançado sistema de hélices que melhoram a performance do avião. Atualmente um dos motores está sendo utilizado para validação e verificação dos sistemas da aeronave.

Outro motor está sendo testado em um Il-112-114, que está conduzindo uma série de ensaios em solo, taxiamento, assim como de sistemas em geral da aeronave. Atualmente o fabricante dos motores, produziu três protótipos do TВ7-117ST-01, destinados ao Il-114-300, com a certificação está prevista para o início de 2022.

A nova família de motores é composta por três membros sendo os TВ7-117ST e TВ7-117ST-01, destinados aos Il-112 de transporte militar e ao turbo-hélice regional Il-114, respectivamente. Já o TВ7-117В é a versão que deverá equipar os modelos de série do helicóptero pesado Mi-38. Aliás, a abreviação “-В”, equivalente a letra V, no alfabeto latino, indica seu uso por helicópteros (вертолета – pronuncia-se vertaliota)

A UEA ainda trabalha em uma variante destinada aos helicópteros de ataque Mi-28, Ka-50 e Ka-52, designado como ТВ7-117ВК, mas que ainda está em fase de desenvolvimento.

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Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 20 de Outubro de 2020 às 14:00


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