AERO Magazine
Busca

Xtra longo alcance

Falcon 6X será apresentado pela Dassault em dezembro

Novo jato de negócios francês mantém o cronograma de desenvolvimento e espera voar no próximo ano


Falcon 6X deverá iniciar a campanha de ensaios em voo nos primeiros meses de 2021

O esperado rollout do primeiro Falcon 6X ocorrerá no dia 8 de dezembro, na sede da Dassault Falcon, em Bordeaux-Merignac, na França. A data foi confirmada pelo fabricante, que ainda prevê iniciar os primeiros voos de ensaio já no início de 2021.

Atualmente a Dassault vem realizando os ensaios finais de solo, incluindo validações no sistema elétrico, hidráulico e de combustíveis. Além dos testes estruturais, que devem continuar mesmo durante as fases de ensaio em voo.

Outros dois protótipos destinados aos ensaios em voo estão em fase final de construção, com a conclusão sendo prevista para o início de 2021. A terceira aeronave deverá ser equipada com um interior completo, permitindo a avaliação do comportamento do exemplar de série.

A Dassault também mantém o cronograma de integração com os motores Pratt & Whitney PW812D, que prometem melhorar ainda mais a performance dos jatos de grande capacidade. Uma das preocupações do fabricante francês foi estabelecer um cronograma de maturação dos motores junto a Pratt & Whitney, visando evitar os problemas gerados pelo grupo motopropulsor que levou ao fim do programa Falcon 5X.

O Falcon 6X aproveitou uma série de inovações aplicados no predecessor, além de incluir ao projeto diversos aspectos apontados por clientes da família Falcon. O novo avião poderá definir inclusive o fim do uso de três motores nos jatos de negócios da Dassault, ainda que este seja um assunto ainda pouco divulgado.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 19/10/2020, às 16h00 - Atualizado às 17h55


Mais Notícias