AERO Magazine
Busca

Indústria

Motor à jato é feito em impressora 3D

Em testes turbina chegou a mais de 33.000 rpm


O mundo da impressão em 3D as surpresas se sucedem, com o anuncio de projetos diversos, de recipientes para gravidade zero até a substituição de órgãos humanos. Agora podemos somar à já longa lista de produtos de fabricação aditiva (denominação técnica para impressão em 3D) a produção de um mini motor à jato, plenamente funcional.

O motor desenvolvido pela GE possui dimensões diminutas, cujas dimensões externas estão em torno de 30 cm de comprimento por 20 cm de largura, tendo sido inspirado no propulsor de um aeromodelo à jato. A equipe de engenheiros da GE criou este motor para destacar a competência da empresa na tecnologia da fabricação aditiva.

As peças foram criadas por fusão à lazer, com uma impressora 3D de mesa. Nesse processo um poderoso laser aquece o metal em pó e as partes surgem da deposição de seções transversais do modelo em 3D em camadas extremamente delgadas. Uma após outra, elas vão formando um laminado até que a parte é completada.

Após concluir a produção das peças do motor, ele foi completamente montado e colocado numa bancada de provas, onde atingiu impressionantes 33.000 rotações por minuto.

Ernesto Klotzel
Publicado em 26/05/2015, às 11h00 - Atualizado em 27/05/2015, às 10h03


Mais Notícias