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Motor do Falcon 6X recebe a certificação de tipo no Canadá

Dassault espera certificar o seu mais novo jato de negócios até o final do ano


Prrat & Whiney Canada PW812D

PW812D utiliza a mesma tecnologia GTF empregada nos motores dos Embraer E-Jet E2 | Foto: Divulgação

O motor do Falcon 6X recebeu a certificação de tipo das autoridades canadenses, abrindo caminho para a produção em série do novo jato de negócios da francesa Dassault.

O motor PW812D foi projetado e desenvolvido pela Pratt & Whitney Canada (PC&C). tendo acumulado mais de 4.900 horas de testes, sendo mais de 1.150 em ensaios em voo e outras 20 mil horas em laboratório.

O motor utiliza a mesma tecnologia de caixa de engrenagens no fan utilizado na série GTF, empregada pelos jatos comerciais de nova geração, como o A320neo, E-Jet E2, A220 e MS-21. O PW812D oferece 13.500 lbf de empuxo, podendo operar em pistas altas e quentes, ampliando assim suas capacidades como propulsor de um jato de negócios.

O Falcon 6X deverá ser certificado na Europa até o final do mês, oferecendo alcance de 5.100 nm (9.500 km) voando a Mach 0.85 (aproximadamente 1.050 km/h). Atualmente três exemplares de testes em voo do Falcon 6X estão finalizando a campanha de testes, acumulando pouco mais de 500 horas totais, em 150 voos.

Dassault Falcon 6X

Dassault espera certificar o Falcon 6X até o final deste ano

Um dos destaques do motor PD812D é ter sido projetado para operar abastecido exclusivamente com SAF, o combustível renovável de aviação. Em novembro um dos aviões de testes pousou no aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris, onde foi abastecido com querosene contendo uma mistura de 50% de SAF, produzido pela TotalEnergies. A tendência é que no curto prazo o Falcon 6X possa ser abastecido apenas combustível renovável, ajudando atender as cada vez mais rígidas normas ambientais na Europa e demais regiões do mundo.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/12/2021, às 16h15 - Atualizado às 16h46


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